quinta-feira, 15 de agosto de 2013

'B.O. Coletivo' para mapeamento de assaltos no RS vira aplicativo


Grupo do RS criou projeto em maio com colagem de cartazes nas ruas. Pessoas podem marcar na ferramenta os locais onde foram assaltadas.

Antes marcados por cartazes colados nas ruas, agora os lugares onde já ocorreram assaltos podem ser registrados em uma ferramenta online, disponível para download em celulares. O B.O. Coletivo, iniciativa de um grupo de jovens do Rio Grande do Sul, pode receber colaborações de qualquer lugar do mundo, já que utiliza o Google Maps. Para postar informações é preciso acessar o aplicativo e preencher os dados solicitados, marcando o ponto em que houve algum assalto. É possível informar como ocorreu, e colocar data e horário.


O trabalho de imprimir os cartazes, sair de casa e colar no lugar onde alguém foi assaltado ficou mais simples com a ferramenta na internet, segundo Ricardo Maluf Gardolinski, de 28 anos, um dos idealizadores do projeto que começou em maio. "Não é mais preciso sair de casa, ficou mais fácil". O publicitário de Porto Alegre disse ao G1 que atualizações com melhorias já são pensadas pelo grupo.

"A data e o horário dos assaltos, por exemplo, foram sugestões que recebemos para colocar no aplicativo. Já temos várias ideias sobre o que a gente gostaria de acrescentar, com mais opções, botões para compartilhar, de um campo de busca melhor. Isso ficou fora do piloto porque demora um pouco", comentou.

Logo após o lançamento da ação dos cartazes com a frase "aqui fui assaltado", a empresa Stout 26 Interactive procurou o grupo para uma parceria. Eles não cobraram para fazer o aplicativo do mapeamento de assaltos online. As informações sobre os acessos e os downloads deverão ser disponibilizadas nos próximos dias.

O aplicativo foi publicado limpo, sem informações, e recebeu as primeiras colaborações do grupo que idealizou o B.O. Coletivo. De segunda-feira (12) para esta terça (13) eles perceberam que muitas pessoas já cadastraram mais dados. "Preenchemos com assaltos que já sofremos, ou familiares, e também de pessoas que já haviam enviado alguma informação para a gente. Mas agora já tem bastante informação", comemorou.

Como a participação é livre, de colaboração, não há como verificar a veracidade das informações postadas, o que não é visto como um problema para Ricardo. "A gente conta com a boa vontade, assim como os cartazes, que as pessoas baixam e colam nos locais. Essa ferramenta online também é para a colaboração das pessoas", destacou. O objetivo é saber quais zonas de uma determinada cidade são mais seguras ou mais violentas.

Para baixar o aplicativo, basta buscar por "B.O. Coletivo" no aparelho celular. Ele está disponível para iOS e, em breve, também para Android, nos idiomas português, inglês e espanhol. O download é grátis.

4G e 3G de operadoras deixam a desejar durante teste em pontos estratégicos


A insatisfação dos usuários de internet móvel com o sinal e desempenho da navegação oferecidos pelas operadoras não é novidade. Mas, nesta semana, ela está tomando proporções ainda mais significativas, com o lançamento da campanha “Em busca do 3G Perdido”, promovida pela Associação de Defesa do Consumidor (ProTeste)

Conforme a entidade, a cobertura de internet 3G possui zonas de sombra que podem fazer com que até 57% das tentativas de acessar o serviço não sejam efetuadas. Mas e o 4G está melhor? O serviço, ainda novo no Brasil, promete qualidade superior na navegação e acesso, sendo uma das expectativas dos Brasileiros para a Copa de 2014.

Na prática, entretanto, a nova geração de banda larga móvel testada com duas operadoras, em Porto Alegre, uma das sedes do mundial de futebol, ainda deixa a desejar em pontos estratégicos. No aeroporto, por exemplo, é possível obter a mesma velocidade oferecida pelo serviço 3G em outros pontos da cidade. A Coluna Tira-dúvidas de Tecnologia realizou baterias de testes em pontos turísticos e de negócios da capital gaúcha. Participaram das avaliações as operadoras Claro e Vivo (as duas que já operam com o 4G no Rio Grande do Sul).
Além de analisar o desempenho do 4G, também foram realizados testes com o serviço de internet 3G das duas operadoras. Os resultados abaixo são de comparativos feito com o smartphone Samsung Galaxy SIII LTE.

Estádio Beira-Rio
O estádio que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 ainda está em obras e, conforme a assessoria de imprensa da Claro, existe a perspectiva de que sejam instaladas antenas no interior do estádio.

Os testes foram realizados no entorno do Beira Rio, uma área conhecida como ‘espaço do torcedor’. Independente da instalação das antenas que amplificarão o sinal da internet, essa região está localizada num dos bairros contemplados pela área de cobertura do serviço para ambas as operadoras de telefonia.

Nos testes realizados, foi possível obter com a Vivo a velocidade de download de 9.6Mbps, e upload de 2.9. Com a Claro, a velocidade de download obtida foi de 5.0Mbps e upload de 1.1Mbps.

No estádio Beira Rio foi realizada uma bateria de verificações adicionais para demonstrar ao leitor o que representa, em segundos, a navegação nas velocidades de download e upload obtidas com o 4G. Veja abaixo os resultados práticos para a realização de algumas tarefas.

YouTube
Foi gravado um vídeo em HD de um minuto de duração com o tamanho de 130 megabytes (MB) e enviado para o YouTube. Com a Vivo o tempo de upload foi de 24 segundos, e com a Claro o tempo de 56 segundos. O tempo de carregamento para a exibição foi de cerca de um segundo para as duas operadoras.

Facebook
O mesmo vídeo enviado ao YouTube também foi postado na rede social Facebook. Com a Vivo, o tempo de upload foi de 1 minuto e 35 segundos e com a Claro não foi possível obter sucesso em três tentativas. Esse tipo de teste é uma referência, mas está sujeito a interferências do site ao qual está sendo enviado o arquivo, assim como instabilidades nos aplicativos.

Game
Foi feito o download do game ‘Dead Trigger’, disponível gratuitamente na Google Play (o tamanho do instalador é de 164 MB). Com a Vivo, foram necessários 1 minuto e 46 segundos para o download completo. Com a Claro, o mesmo processo levou 3 minutos e 12 segundos.

Aeroporto Internacional Salgado Filho
O aeroporto internacional de Porto Alegre possui dois terminais de embarque e desembarque. No primeiro ponto, o terminal 2 (também conhecido como terminal antigo), não foi possível realizar testes com nenhuma das operadoras avaliadas. Com a Claro não foi possível acessar a internet e operadora Vivo não apresentava estabilidade e velocidade suficientes para a navegação. As tentativas foram realizadas na praça de alimentação.

Já no terminal 1, onde existe o maior fluxo de passageiros, a velocidade máxima de download obtida pela Vivo foi de 2.3 Mbps e upload de 0.9 Mbps. A Claro apresentou resultados próximos, com uma taxa de download de 2.2Mbps e upload de 0.5Mbps. Os valores obtidos não impressionam se forem levadas em consideração as expectativas de uma navegação de alta velocidade. Principalmente porque é possível obter velocidade equivalente em outros pontos da cidade com a internet 3G.

A avaliação mostrou também que o serviço de internet 3G no Terminal 1 do aeroporto Salgado Filho é o suficiente para realizar atividades básicas como ler e enviar mensagens. Com o serviço da Vivo foi possível obter uma taxa de download de 1.5Mbps e 0.7Mbps de upload. A Claro teve uma taxa de download de 0.8Mbps e upload de 0.9Mbps.

Estação Rodoviária
A Estação Rodoviária de Porto Alegre obteve a segunda melhor colocação no quesito velocidade de download entre os locais visitados – quase cinco vezes superior a maior velocidade obtida no aeroporto Salgado Filho. Com a Vivo, foi possível observar uma taxa de download de 10.1Mbps e upload de 6.8Mbps. Com a Claro, a taxa de download ficou em 2.7Mbps e de upload em 2.7Mbps.

Centro Histórico
O local foi escolhido para análise por ser um dos pontos de grande aglomeração de pessoas, repleto de estabelecimentos comerciais, escritórios, agências bancárias e restaurantes, localizado no ‘coração’ do centro da capital gaúcha. A velocidade máxima de download foi de 5.1Mbps e upload de 2.0Mbps com a Vivo. Com a Claro, a velocidade de download ficou em 4.6Mbps e de upload de 1.2Mbps.

Padre Chagas – Moinhos de Vento
A rua Padre Chagas, localizada no Bairro Moinhos de Ventos, também conhecida como ‘Calçada da Fama’ é um conhecidíssimo reduto de bares, cafés e restaurantes da cidade. Nessa região, foi possível obter o melhor desempenho entre todos os locais visitados: a velocidade de download de 10.5Mbps e de upload de 8.1Mbps, com a Vivo. Com a Claro foi possível obter a velocidade máxima de download de 5.6Mbos e de upload de 1.2Mbps.

Dicas para escolher uma distribuição do Linux


Olá, eu quero a sugestão de duas distribuições Linux e duas versões do Windows. Como elas funcionam, quais são as vantagens? Elaine Rodrigues

Olá, Elaine! A escolha de uma ou mais distribuição Linux está relacionada diretamente a sua necessidade. Existem centenas de distribuições, mas entre elas eu destacaria as seguintes: Ubuntu, Fedora, Mint, OpenSuse, Debian, CentOS, RedHat, Slackware, Gentoo. Todas são ótimas, porém cada uma delas possui as suas próprias características. Todas elas podem ser usadas como sistema operacional para o uso num notebook ou desktop, assim como todas podem ser usadas como sistema operacional para servidor. Porém, algumas oferecem facilidades para cada perfil de uso, por exemplo – o Ubuntu já traz consigo praticamente tudo o que um usuário doméstico precisa ter para as suas necessidades básicas (navegar na internet, criar documentos, escutar músicas e assistir a vídeos). Outras distribuições que vêm prontas para o uso sem que seja preciso instalar muitos programas adicionais é Linux Mint, Fedora, OpenSuse.

As outras distribuições mencionadas também podem ser usadas para esse fim, mas irão requerer um pouco mais de intervenção do usuário para que fiquem apropriadas. Dependendo do seu conhecimento, vale a pena apostar numa distro em que seja instalado o suficiente para o computador funcionar, e ir instalando programas conforme surgir a necessidade. Com isso o seu sistema tende a ter um desempenho melhor, menor uso de recursos de hardware e utilização de espaço em disco. Se o que você procura é uma distro linux com tudo pronto para o uso em geral, eu sugiro o Ubuntu ou o Mint. Caso o seu objetivo seja uma distro para ir customizando conforme a necessidade, Debian, Gentoo e Slackware são as distros mais recomendadas. Se você procura uma distro para servidores, o CentOS e RedHat são ótimas distribuições para esse fim. Vale salientar que todas elas podem ser usadas para qualquer perfil de usuário, tudo depende o quanto você está disposta ter que fazer ajustes adicionais.

Em se tratando de Windows, o ideal é você optar por uma versão que ainda conta com o suporte e atualizações disponibilizadas pela Microsoft. Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é qual edição você irá adquirir a licença. Essa decisão está diretamente relacionada a quais recursos você espera encontrar disponíveis do sistema operacional. Já que o custo da licença varia conforme a edição. Por exemplo a edição Starter do Windows 7 é a que tem preço de licença mais acessível, mas limita a execução simultânea a somente quatro programas. Ela é ideal para usuários com necessidades básicas. Já a edição Ultimate é a mais completa, porém, a mais cara. Uma edição intermediária e muito em conta é a home, que não limita a execução simultânea de programas e possui mais recursos. Atualmente, no Windows 8 você pode optar pela edição Pro, que vem completo com todos os recursos para um notebook ou desktop. E se a sua necessidade for de um sistema para servidores, é recomendável optar pelas edições Server do Windows. Porém, antes de adquirir a licença, é recomendável planejar qual será o papel que o servidor irá desempenhar na rede, para evitar gastar mais do que necessário.

Se você puder detalhar quais são as suas necessidades, poderei lhe indicar sistemas operacionais mais específicos.
Olá, gostaria de saber se tem como restaurar o Office 2010 no Windows 8? Gabriel

Olá, Gabriel! Tem sim. O processo de instalação do Office 2010 no Windows 8 é o mesmo que nas versões anteriores do sistema operacional da Microsoft. O aspecto negativo de usar uma versão mais antiga do Office no Windows 8 é que se você tem um computador com a tela sensível ao toque, a experiência de uso ficará limitada.
Instalei a atualização para o Windows 8.1, mas não estou conseguindo entrar no sistema, pois está dando usuário ou senha inválido. Mas eu não mudei a senha, terei que formatar o meu notebook? Rangel

Olá, Rangel! Para resolver o seu problema, a medida mais simples é redefinir a senha cadastrada para o usuário que você criou no Windows 8. Para isso, basta acessar essa página  e solicitar a redefinição da senha. Durante a solicitação é possível escolher o envio das instruções por SMS ou por e-mail. Escolha uma das alternativas e siga as instruções na mensagem do serviço. Após cadastrada uma nova senha, bastará usá-la no login do Windows.

Veja como migrar contatos do iOS para Android e Windows Phone


Gerenciar a agenda de contatos pode se tornar uma grande dor de cabeça a cada mudança de aparelho celular, principalmente se ela ocorrer entre aparelhos que suportem diferentes chips (cartões SIM), sistemas operacionais ou mesmo pelo grande volume de contatos. Além de se correr o risco de perder definitivamente os contatos telefônicos quando se adota algum procedimento desastrado, em alguns casos pode gerar duplicidade.

Cada sistema operacional ou fabricante de dispositivos móveis sugere uma forma de facilitar a migração de contatos, seja por meio de programas de sincronização ou de serviços na nuvem. Nesta coluna será demonstrado como migrar os contatos do sistema iOS, usado nos smartphones iPhone, para qualquer aparelho com sistemas Android ou com Windows Phone, apenas usando recursos na nuvem.

Obtendo os contatos do iPhone

Além de uma boa prática para ter os contatos sempre à mão e protegê-los em caso de perda do aparelho, manter uma cópia dos contatos sincronizada no serviço de armazenamento de dados iCloud, da Apple, simplifica a tarefa de migração. Antes de iniciar a exportação dos contados usando o iCloud, é recomendável verificar se o iPhone está sincronizando os contatos. Para isso, clique em Configurações>iCloud, a função que envia uma cópia dos contatos para nuvem deve estar conforme a imagem.

A próxima etapa é acessar o site do iCloud e realizar a exportação do arquivo com os contatos. É possível selecionar individualmente os que serão exportados ou então exportar todos. Se esta for a escolha, basta clicar em ‘Select All’ e após em ‘Export vCard’, em instantes o arquivo será baixado. Um arquivo no formato vCard funciona como um cartão de visitas virtual, ele é amplamente suportado por programas e serviços de e-mail, assim como gerenciadores de contatos em geral. Com o arquivo de contatos, agora basta escolher o método de importação. Uma das maneiras mais simples de mantê-lo acessível para dispositivos com sistemas Android e Windows Phone é importá-lo para uma conta do Google.


A importação dos contatos é feita usando um utilitário disponível pelo próprio serviço do Google (acesse aqui). Após o login, clique na opção ‘Mais>Importar’ e será exibida a tela do assistente de importação. Em seguida clique em ‘Choose file’, localize e selecione o arquivo baixado do site do iCloud, e depois clique no botão ‘Importar’.

O tempo de duração do processo irá depender da quantidade de contatos contida no vCard. Aguarde alguns instantes até que eles sejam exibidos na página do gerenciador de contatos.


Importando os contatos no Android
Os dados recém importados para a conta do Google já ficam disponíveis automaticamente para o usuário no Android, desde que ele sincronize os seus dados usando a mesma conta de e-mail do Google.

Importando os contatos no Windows Phone
Para importar os contatos em um smartphone com o Windows Phone, toque em ‘Configurações> Email + contas> Adicionar uma conta> Google’, informe as credenciais da conta do Google e, sem seguida, clique em ‘Entrar’.

Problemas com antivírus no Windows 8.1 Preview


Não vale a pena instalar 8.1 Preview, pois sumiu o meu antivírus. Motivo: não é compatível com meu antivírus AVAST. Agora estou trabalhando com Defender da Windows, pouco confiável. É lamentável. Francisco.
Olá, Francisco! A versão de avaliação do Windows é destinada a usuários que querem testar em primeira mão os novos recursos. Mas o próprio fabricante já alerta que podem existir problemas de compatibilidade com programas, hardware ou apresentar instabilidades. Nesse caso, é preciso levar em consideração que o problema que você relatou pode acontecer com uma versão que ainda não é destinada ao usuário final. Existe a previsão de que a versão estável do Windows 8.1 seja liberada gratuitamente ainda neste ano.
Uma dúvida sobre a autonomia da bateria do LG Optimus G. O comprei acreditando na maioria dos Reviews que falam que a bateria dura em torno de 7 a 8 horas, porém comigo ligado no 4G a bateria dura míseras quatro horas. Lipe Martins

Olá, Lipe! A especificação de autonomia da bateria é uma estimativa de tempo que pode variar conforme o uso. Tudo vai depender de quais recursos você está usando; O uso intenso de internet 3G, Wi-Fi, a execução de games ou a exibição de vídeos em HD consomem muito mais recursos da bateria. O GPS e Bluetooth também são outros grandes consumidores de energia.

Não descarto algum problema físico, mas recomendo que você avalie esses aspectos. Caso seja o seu modo de usar o aparelho, não há problema algum. Mas se você quiser ganhar mais algumas horas de autonomia, a dica é só deixar habilitados recursos que você vai usar no momento.
Olá! Meu Facebook foi invadido e trocaram o e-mail, a senha e as perguntas de segurança. Estou pedindo para todos os meus amigos desfazerem a amizades e denunciarem o perfil. Quantas denúncias são necessárias para apagar o perfil? Obrigada! Beatriz

Olá, Beatriz! O Facebook não divulga a informação referente ao número de denúncias necessárias para que um perfil seja removido. O critério levado em consideração é se existe alguma comprovação de que as denúncias sejam verdadeiras. Em alguns casos, é recomendável fornecer informações adicionais para que o pedido de remoção do perfil seja aceito.
Comprei um MacBook Air, mas não estou me adaptando como sistema dele. Tem como eu instalar o Windows 7 ou alguma outra versão? Carla

Olá, Carla! Não existe nenhuma restrição de você instalar o Windows 7 ou Windows 8 no seu MacBook Air. Basta apenas adquirir a licença apropriada do Windows que melhor atende a sua necessidade e fazer a instalação usando um recurso nativo do Mac Os X chamado Boot Camp. O desempenho e a estabilidade serão tão bons quanto os de notebooks de outros fabricantes.

Saiba o básico para a hora de contratar um plano de internet móvel


Embora a qualidade do serviço esteja entre as principais reclamações dos brasileiros, o acesso à internet de banda larga móvel supera o número de assinantes desde 2010. Cada vez mais popular e com planos convidativos, ainda assim a contratação de um plano de internet móvel requer a atenção do leitor para escolher o serviço mais apropriado para a sua necessidade.

Em geral os anúncios publicitários exaltam a velocidade de conexão como sendo o indicador de qualidade mais relevante do serviço, também é destacada a abrangência da área de cobertura. No entanto, ao contratar o plano, o leitor está contratando uma quantidade limitada de dados a uma velocidade que pode variar dependendo da qualidade do sinal da internet e da modalidade do plano escolhido.

Franquia de dados

A franquia de dados é a quantidade de informação que pode ser trafegada durante um mês. Quando ultrapassada, pode impactar na redução de velocidade de navegação até o próximo período de assinatura. A unidade de medida usada para designar o tráfego de informações é o Kbps (significa quilobit por segundo), também é possível encontrar a representação do ‘quilobit’ como ‘megabit’, Mbps. O limite de tráfego de informações é o resultado da soma da quantidade de informação consumida no download com a quantidade de dados consumidos no upload.

Cuidado com a confusão entre bits e bytes, sendo que bit é a menor unidade da informação, 8 bits equivale a 1byte – por exemplo uma internet com a velocidade de 15Mbps é possível trafegar 1.875 megabytes por segundo (MB/s).

Velocidade de download


Corresponde à velocidade que uma página é visualizada pelo navegador de internet ou no tempo necessário para que um determinado arquivo seja baixado. Ela varia conforme o plano contratado, no geral as operadoras informam um valor de referencia padrão, mas que pode variar conforme a localização do modem ou da qualidade do sinal. Quando se está assistindo a um vídeo no YouTube, a existência ou não de travamentos na sua execução depende da velocidade de download. Já a quantidade de vídeos assistidos irá impactar no consumo de dados da franquia contratada. Ou seja, quanto mais vídeos assistidos, maior será o consumo da franquia de dados contratada.

Velocidade de upload

A velocidade de upload corresponde ao tempo necessário para que um ou mais arquivos sejam enviados para um site na internet. Exemplo: quando se está postando fotos nas redes sociais, o tempo de envio das fotos está relacionado à velocidade de upload e ao tamanho dos arquivos. O mesmo vale quando se publica um vídeo ou um arquivo de áudio. A unidade de medida da velocidade de upload é a mesma usada na velocidade de download. Quando a velocidade de upload for baixa, e maior for o tamanho do arquivo enviado, maior será o tempo necessário para a conclusão do seu envio.

Verificando a velocidade da internet

A qualidade do serviço de internet móvel pode ser medida com o uso de aplicativos gratuitos ou serviços online, como o speedtest, disponível para dispositivos móveis ou o próprio site do SIMET
Acompanhando o consumo da franquia de dados

Cada operadora de telefonia disponibiliza o seu próprio software para o gerenciamento da conexão com a internet. A interface de operação pode variar conforme o modelo do fabricante do modem. Por essa razão, é fundamental consultar com o atendente da operadora contratada como acessar o relatório de consumo de dados. Se a internet estiver sendo acessada com smartphone ou tablet, é possível usar aplicativos que tornam o controle ainda mais fácil

Os leitores que fazem o uso intenso do seu plano de dados devem ficar atentos
antes de contratar um plano de internet móvel, é preciso levar em consideração quais são as necessidades. Para quem pretende baixar músicas, escutar rádio online, assistir a muitos vídeos, publicar fotos, é preciso redobrar a atenção no relatório de consumo de dados da franquia. Por exemplo, numa franquia de dados mensal de 2GB, basta o download de um filme no formato de DVD para que ela seja consumida integralmente e por consequência uma redução drástica na velocidade de navegação ou mesmo na cobrança do consumo adicional de dados.

Porém, para aqueles desejam apenas visualizar e-mails, conversar com amigos pelo chat ou navegar nas redes sociais, uma franquia dessas tende a não ser consumida integralmente durante um mês inteiro de uso intenso. Nesse caso, planos mais econômicos como os com franquia de dados de até 300 MB, por exemplo, são mais do que suficientes para atender a necessidade de leitores com esse perfil de usuário.

Google nega invasão de privacidade, mas diz que 'processa' informações


Em ação judicial, Google diz que usuários não esperam 'confidencialidade'. Empresas foram ao Senado falar sobre denúncias de espionagem.
O diretor de Políticas Públicas do Google Brasil, Marcel Leonardi, afirmou nesta quinta-feira (15) em audiência pública no Senado que a empresa “processa” as informações trocadas por seu serviço de e-mail, o Gmail, mas negou que haja coleta de informações pela companhia ou desrespeito à privacidade.
Nesta quarta, a imprensa internacional divulgou que o Google informou à Justiça dos Estados Unidos que os usuários de seu serviço do Gmail não possuem expectativa de que as mensagens enviadas e recebidas sejam confidenciais.
“O que o trecho da petição esclarece: usuários de [outros] serviços de e-mail, que não são o Gmail [e trocam e-mails com usuários do Gmail], não poderiam ter expectativa de que o Google não processasse as informações contra alguém  por meio dessa mensagem para destinatários que usam Gmail. Não se trata de dizer que usuários do Gmail não têm privacidade ou que as informações são coletadas – muito pelo contrário”, disse  Leonardi.
O documento do qual faz parte a declaração do Google foi apresentado à Justiça em julho. O texto consta da defesa da empresa para encerrar um processo em que a companhia é acusada de acessar o conteúdo dos e-mails para direcionar anúncios aos usuários.
“É um argumento jurídico para esclarecer: ‘Olha, você envia mensagens para pessoa que tem Gmail. Você não pode esperar que o Google não vá processar essa informação, porque, se não processar, como o Google vai entregar a mensagem para esse destinatário? Foi uma não-notícia, se me permite o português, e não tem nada de novo”, declarou. Ele também comparou o processo ao registro de ligações feito por uma companhia telefônica.
Leonardi foi ao Senado nesta quinta para participar de audiência pública ao lado de representantes da Microsoft e do Facebook no Brasil. Eles foram convidados pela Comissão de Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de que empresas de tecnologia teriam colaborado com o esquema de espionagem pelos Estados Unidos que monitorou telefonema e e-mails de pessoas e empresas no Brasil.
Os três negaram que as companhias tenham colaborado com o esquema de espionagem, conforme as empresas já haviam divulgado. Bruno Magrani, gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, disse que a companhia adota princípios de privacidade.
Os três negaram que as companhias tenham colaborado com o esquema de espionagem, conforme as empresas já haviam divulgado. Bruno Magrani, gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, disse que a companhia adota princípios de privacidade.
“O Mark Zuckerberg [presidente executivo do Facebook] já afirmou que Facebook nunca fez parte de programa para dar aos Estados Unidos acesso direto a dados. Nunca recebemos pedido para informações sobre metadados [dados sobre registro de uso de serviço].[...] Se fosse solicitado, recusaríamos”, disse.
O diretor-geral Jurídico e de Relações Institucionais da Microsoft Brasil, Alexandre Esper, também rechaçou a possibilidade de participação da empresa em espionagem. A “A Microsoft não fornece, em  nenhum pais e sob qualquer pretexto, governo ou instituição, acesso irrestrito a dados de seus clientes de qualquer parte do mundo”, disse Esper.

Empossado o novo Conselho Municipal de Saúde de Juruti


Marco Aurélio empossa os membros que farão parte do Conselho de Saúde de Juruti.
Aconteceu na manhã de terça-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, com a presença do prefeito Marco Aurélio Dolzane, secretária municipal de saúde, Ana Márcia Cunha de Oliveira, secretários municipais, vereadores, assessores e representantes da sociedade civil de Juruti.

O conselho é formado por representantes da administração municipal, dos trabalhadores do setor da saúde do município e da sociedade civil organizada, totalizando 12 membros efetivos e 12 suplentes.

A secretária municipal de saúde, Ana Márcia Cunha, disse que ao longo dos anos o conselho tem sido um parceiro do município e a relação da secretaria com o órgão tem sido de respeito e consideração e valorização; afirmou que sempre submeteu ao conselho municipal de saúde os projetos da Semsa.  Ela disse ainda que em breve o órgão terá sua nova sede.

Por sua vez, o prefeito Marco Aurélio Dolzane declarou que os conselheiros têm uma grande responsabilidade que é trabalhar em parceria coma Semsa para melhorar cada vez mais a saúde de nosso município. Desejou sucesso aos novos membros e garantiu que não faltará apoio da Prefeitura para que a nova diretoria possa realizar um trabalho efetivo em prol da saúde de Juruti.

Inaugurada a Unidade Básica de Saúde de Vila Castanhal


O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane, inaugurou no último dia 13 de agosto a segunda unidade de saúde da gestão atual. A obra iniciada na gestão anterior (administração Henrique Costa e Marco Aurélio) possui uma estrutura excelente para o atendimento da população. A região beneficiada foi a Vila de Castanhal onde 496 famílias de 18 comunidades que compõem a região, serão atendidas.

A equipe que vai atuar nessa UBS é composta de três técnicos de enfermagem, um enfermeiro obstetra, um odontólogo, dois auxiliares administrativos, uma pessoa de serviços gerais, dois vigilantes e um médico que fará atendimento quinzenalmente. “É com muito orgulho que faço a entrega de mais uma unidade de saúde, que é um tipo de gestão diferenciada na região Oeste do Pará. Nossa meta é descentralizar a saúde pública para facilitar o atendimento da população. Fazer saúde pública não é fácil, ainda mais no meio rural. Mas o governo está empenhado em estar presente em todas as comunidades. Por isso que é um governo que administra junto com o povo”, afirmou o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto.

Secretários, vereadores, lideranças comunitárias estiveram presentes e as famílias do Castanhal que aguardavam ansiosos por esta inauguração. “Estamos felizes em fazer esta entrega oficial. Os comunitários estavam ansiosos e cumprimos com mais esta missão”, disse a secretária de Saúde, Ana Márcia Cunha.

Moderna lancha vai atender população ribeirinha de Juruti 


A Prefeitura Municipal de Juruti apresentou na quarta-feira para a população do município a sua mais nova aquisição: uma moderna lancha que será utilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social para o transporte de pessoas carentes das regiões de rios.

Segundo o secretário de assistência social, Edvander Batista, o veículo foi uma conquista através de um convênio da Prefeitura Municipal com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome que se torna realidade. Para ele, a lancha será de uma enorme utilidade porque há muita carência nas comunidades ribeirinhas e o governo precisa chegar com suas políticas até  essa população. “Com essa lancha moderna nosso trabalho de assistência às pessoas do interior ficará facilitado, pois teremos todas as condições de chegar com segurança nessas localidades bem como transportar para a cidade as pessoas que precisem resolver seus assuntos na área de assistência social”, comemorou o secretário.

A lancha foi recebida pelo próprio secretário de assistência social, Edvander Batista, o vice-prefeito Jonas Morais, os secretários Gustavo Hamoy (Finanças) e Régia Pinheiro (Educação) no porto da Samal Verde em Juruti.

Juruti recebe novos ônibus para o transporte escolar


A Prefeitura Municipal de Juruti recebeu na quarta-feira,14, dois novos ônibus que serão utilizados no transporte escolar de alunos da cidade e do interior. A secretária municipal de educação, Régia Pinheiro, acompanhou o vice-prefeito Jonas Morais por ocasião da chegada dos veículos que foram transportados pela balsa São Domingos III.

Segundo Régia, os dois ônibus fazem parte de uma frota de nove veículos zero quilometro que foram adquiridos pela Prefeitura de Juruti para melhorar o serviço de transporte escolar em nosso município. “Com esses novos veículos nossa frota ficará maior e mais moderna e o governo cumpre com seu propósito de proporcionar melhores condições de transporte aos nossos alunos”, comentou Régia.

A secretária informou ainda que na próxima semana, a prefeitura estará recebendo os outros sete ônibus, ocasião em que os veículos serão apresentados à população numa forma de  compartilhar com todos a alegria do governo em proporcionar melhores dias para os moradores de Juruti.

Prefeitura e Ufopa esclarecem desobstrução de ruas no bairro Salé


Ação para retirada dos tapumes e cercas no entorno do Campus da UFOPA aconteceu na 4ª feira.
A desobstrução de duas ruas no bairro do Salé, na manhã de quarta-feira, 08, que haviam sido interditadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) há cerca de dois meses, virou motivo de esclarecimentos da Prefeitura de Santarém e da Reitoria da Instituição de Ensino Superior.

Nas últimas semanas, diversas denúncias de moradores do Salé em relação à colocação de cercas de madeira nas duas ruas foram publicadas em vários jornais de Santarém e protocoladas a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.

Na manhã de quarta-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) realizou a ação para retirada dos tapumes e cercas no entorno do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. De acordo com o secretário Edilson Pimentel, a desobstrução da via foi feita dentro dos princípios de mobilidade, responsabilidade, e diálogo com as partes interessadas, garantido o direito de ir e vir.

Depois da retirada dos obstáculos, a Seminfra realizou serviço de melhorias nas ruas desobstruídas. A Avenida Vera Paz e a Travessa 28 de Julho, haviam sido interditadas pela UFOPA, no final do mês de junho.

Já a reitoria da Ufopa esclareceu que a respeito da remoção de tapumes que protegiam patrimônio público em área de sítio arqueológico tombado pelo Instituto de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN), nos limites do Câmpus Tapajós, o isolamento de aproximadamente 125 metros de dois traçados de vias que dividem áreas da União, sob o domínio da Universidade, para obras de infraestrutura e vigilância, foi autorizado pela Prefeitura Municipal de Santarém no dia 19 de dezembro de 2011, através de ofício assinado pelo senhor Raimundo Inácio Campos Corrêa, então secretário municipal de Infraestrutura de Santarém.

Segundo a reitoria da Ufopa, a definição de que o traçado de trechos das ruas Vera Paz e 25 de Julho se encontra dentro dos domínios da UFOPA foi confirmada em 9 de novembro de 2010 pela Divisão de Terras da Secretaria Municipal de Habitação de Santarém.

A UFOPA informou, ainda, que as obras em execução naquele local estão inscritas em seu Plano Diretor, aprovado em 2010.

Por fim, a UFOPA reiterou sua condição de instituição pública federal, portanto, constitui patrimônio da sociedade e sempre esteve disposta a colaborar com outras esferas de governo, com base na produção e socialização do conhecimento, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento da Amazônia.

Homem é suspeito de matar o irmão com tiro no peito em STM


Segundo testemunhas, os dois assistiam ao jogo da seleção brasileira quando se desentenderam.
Santarém - Um homem de 51 anos foi morto com um tiro no peito na tarde de quarta-feira (14), na comunidade Santo André, na região do Ituqui, em Santarém, oeste do Pará. De acordo com a polícia, o principal suspeito é o irmão.

Segundo testemunhas, a vítima identificada como Raimundo Odenilson Barbosa de Freitas bebia e assistia ao jogo da seleção brasileira na casa do irmão Francisco Orlando Barbosa Freitas de 45 anos quando se desentenderam. Após a discussão, Francisco teria disparado um tiro contra o irmão.

O corpo foi encontrado por um agente comunitário que ouviu o tiro e foi até a casa. Segundo ele, ao chegar ao local, o suspeito estava com a arma próximo a vítima.
O Grupo Tático Operacional (GTO) foi ontem ao local, mas o suspeito não foi localizado.

Na manhã desta quinta-feira (15), a viúva e o agente comunitário prestaram depoimento na Seccional de Polícia Civil.

A polícia está investigando o caso e continua as buscas pelo suspeito.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Deputados querem asfaltamento para PA 370


Nélio Aguiar apresentou Moção solicitando recursos para Rodovia. Durante sessão itinerante realizada em Santarém nesta quarta-feira, 14, o deputado Nélio Aguiar (DEM) pediu o apoio dos deputados do Oeste do Pará, pra assinarem conjuntamente uma Moção solicitando ao governador do estado Simão Jatene (PSDB) a inclusão do valor de R$ 250 milhões no próximo empréstimo que o Estado irá fazer junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O dinheiro será para a pavimentação da PA 370, rodovia de inegável importância econômica e turística para o Estado, que irá integrar o Polo Tapajós ao Polo Xingu (Santarém a Uruará).

Nélio Aguiar solicitou, ainda, por meio de Moção, que o Governo do Estado informe volume de investimentos destinados pela Cosanpa para Santarém.

MRN – 34 anos de compromisso com a sociedade


Mineração Rio do Norte celebrará aniversário de operações com atração nacional. Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a Mineração Rio do Norte comemora 34 anos de operações. A festa comemorativa em celebração ao primeiro embarque de bauxita realizado em 1979, em Porto Trombetas, no Oeste do Pará, será realizada no próximo dia 24 de agosto, com a participação da banda Ara Ketu e da dupla sertaneja Beto e Leno, numa programação aberta ao público.

Aos 34 anos, a MRN ocupa hoje a colocação de maior mineradora de bauxita da América Latina. Em 2012, suas vendas somaram 16,9 milhões de toneladas, sendo que 59% foram destinadas ao mercado interno para suprimento das refinarias Alunorte e Alumar e os outros 41% destinados ao mercado externo: 18% para os Estados Unidos, 11% para o Canadá, 10% para a Europa e 2% para a China.

Em pouco mais de três décadas a empresa vem investindo em projetos sustentáveis e no desenvolvimento do oeste paraense. Um dos compromissos assumidos nos últimos anos foi com o desenvolvimento da mão de obra local, que hoje compõe 88% de seu quadro de profissionais.

Uma dessas iniciativas é o Programa de Bolsas para Ribeirinhos, que vem mudando a vida de estudantes da Comunidade Quilombola Boa Vista, localizada no rio Trombetas. A empresa oferece ajuda financeira para quem passou no vestibular em universidades públicas e pretende dar continuidade aos estudos no ensino superior.

Foi essa oportunidade que levou Jeferson dos Santos a ter uma profissão e integrar o quadro de profissionais da mineradora. Hoje, já formado em Química, é responsável por coordenar a equipe do meio físico no Departamento de Meio Ambiente. “Esse auxílio foi determinante para a minha vida acadêmica e profissional. Ajudou meus pais a se manterem tranquilos financeiramente enquanto eu estudava. Isso mudou minha vida”, comenta. Jeferson é apenas um entre muitos paraenses que fizeram sua trajetória profissional em Porto Trombetas, na Mineração Rio do Norte.

Os bolsistas recebem auxílio de R$ 362 do programa para ajudar nas despesas com hospedagem e alimentação enquanto estudam em universidades de Santarém, Manaus e Belém. Os bolsistas também são contemplados com passagem nas férias uma vez ao ano.

Prefeitura manda derrubar cerca implantada pela UFOPA


Homens da Prefeitura começam a retirar proteção de madeira da área isolada pela UFOPA. A polêmica sobre a construção de uma cerca de madeira colocada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em uma área no bairro do Salé que foi doada pelo governo federal à Universidade, que se estende da Travessa Raimundo Fona até as dependências da UFOPA, impedindo a passagem de pedestres e veículos pelo local, fato que causou indignação e revolta de moradores e empresários, chegou ao fim.

O prefeito Alexandre Von, atendendo clamor público, mandou que a cerca de madeira e uma proteção de cimento em outro ponto da área, fossem derrubadas. A ação da Prefeitura aconteceu no início da manhã desta quarta-feira. O secretário de Infraestrutura Edilson Pimentel chegou a reunir com moradores da área, na semana passada e, se comprometeu em encontrar uma solução para o caso. O que aconteceu na manhã desta quarta-feira.




Estação Cidadania passará a ser Estação Tito Viana


Projeto do deputado Ítalo Mácola será colocado em votação nesta 4ª feira, na sessão da Alepa em Santarém.

O prédio do governo do Estado localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Prainha, que foi inaugurado no ano passado, recebendo o nome de Estação Cidadania, onde abriga vários órgãos do governo estadual e que atende a população mais carente de Santarém e região Oeste do Pará, deverá mudar de nome e pode passar a se chamar Espaço TIto Viana, em homenagem ao saudoso advogado santareno e um dos fundadores do PSDB no Pará e ex-presidente do parido em Santarém, que morreu no dia 12 de maio deste ano, no Hospital Guadalupe, em Belém, proveniente de um câncer no pâncreas. Tito José Viana da Silva na época de sua morte era Procurador Jurídico da Prefeitura de Santarém.

Advogado Tito Viana será homenageado pela Alepa
O projeto para mudar o nome de Estação Cidadania para Estação Tito Viana é de autoria do deputado estadual Ítalo Mácola (PSDB) e deverá ser colocado em votação na Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) que será realizada nesta quarta-feira, dia 14, nas dependências do Centro Recreativo, em Santarém, Pará. Com certeza, deverá ser aprovado por unanimidade, pois Dr. Tito Viana era bastante admirado em Santarém, principalmente junto à classe jurídica, já que atuava há mais de 20 anos na área do direito, sendo que nos últimos anos ele trabalhava em seu escritório na AFA Consultoria Jurídica. Dr. Tito Viana também era ligado à área cultural de Santarém, onde conseguiu bastante amigos.

Operação apreende 50 quilos de maconha em Belém


PM prendeu dois traficantes com a maconha, no bairro Industrial. Dois traficantes foram presos na terça-feira (13), no bairro do Distrito Industrial, em Belém – Pará. A prisão aconteceu durante uma operação realizada pela Polícia Militar, em parceria com o delegado Eder Mauro.

Os acusados foram presos junto com 49 tabletes de entorpecentes e aproximadamente 50 quilos de maconha prensada.

Fonte: DOL com informações da PM

OAB e Faciapa impedidas de mostrar problemas de Santarém na sessão da Alepa


Dr. Ubirajara Filho denunciou falta de infraestrutura, falta de internet e energia sem qualidade.
Problemas de infraestrutura, de falta de internet e energia de qualidade, que travam o desenvolvimento da região Oeste do Pará foram impedidos de serem mostrados no primeiro dia da sessão itinerante da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), que aconteceu na tarde de terça-feira, 13, no Centro Recreativo, em Santarém.

Durante o discurso do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, misteriosamente houve falha no microfone. O representante dos advogados de Santarém finalizou o discurso usando a própria voz, sem auxílio de caixas acústicas.

Ele mostrou aos deputados que estavam presentes na sessão itinerante, os principais problemas que travam o desenvolvimento de Santarém, como o precário serviço de distribuição de internet e a energia elétrica de Santarém que está sendo exportada para a Manaus, no Amazonas.


“Os problemas são muitos e, é preciso que todos os deputados visitem a região, para conhecer a realidade local, que a maioria deles não conhece”, comenta.

De acordo com o advogado Ubirajara Bentes, a Constituição do Estado do Pará deveria determinar que a Assembléia Legislativa instalasse durante os quatro anos do mandado dos deputados, nas principais regiões do Estado, um local para recebimento das demandas da população, para que eles soubessem da realidade local, para poder resolver os problemas da sociedade.
Outro problema apontado pelo advogado Ubirajara Bentes Filho é a péssima qualidade do serviço de internet em Santarém. Segundo ele, o Ministério Público Estadual (MPE) já fez uma audiência pública e instaurou um Inquérito Civil Público, mas até agora nada foi resolvido para melhorar os serviços.

“O Fórum está desde quinta-feira (08) sem o sistema de internet e isso atrasa a jurisdição, o atendimento à população e o acesso a Justiça, porque não tem como a Justiça trabalhar”, destaca Dr. Ubirajara, ressaltando que a cidade fica travada, porque o comércio fica impedido de emitir notas fiscais e controlar seu estoque.

“Existe uma série de problemas, como pesquisas de alunos de escolas que não podem ser realizadas e ficam prejudicadas em função da falta de internet de qualidade”, declarou o causídico.

Durante a sessão itinerante, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Olavo das Neves, também foi impedido de mostrar imagens dos principais problemas de Santarém através de um reto projetor.

Ala petista pede a cabeça de Reitor da Ufopa


José seixas Lourenço pode estar vivendo seus últimos dias no comando da Ufopa em Santarém.
Depois de ter sido criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, em Brasília, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), localizada em Santarém, passa por vários problemas de ordem administrativas e brigas políticas. Diversos motivos políticos teriam levado o ministro da educação, Aloísio Mercadante, a prever a exoneração do atual reitor, José Seixas Lourenço.

Há informações bastante fortes de que o reitor José Seixas Lourenço pode cair a qualquer momento do cargo, a pedido de uma das cúpulas do PT em Brasília. A cabeça de Seixas Lourenço já foi solicitada ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Já existem até nomes para substituí-lo: Raimunda Monteiro, do vice-reitor Clodoaldo, e da professora Lucineide Pinheiro. Ninguém até agora se manifestou se aceita ou não o cargo. Portanto, não será surpresa nenhuma se houver mudança na reitoria da UFOPA em Santarém.

Em reunião realizada no mês passado em Santarém, com público majoritariamente petista, o deputado federal Cláudio Puty (PT) declarou que o reitor pro-tempore da Ufopa, Seixas Lourenço, vive os seus últimos dias no cargo.

A saída dele, garantiu o parlamentar do PT, só não foi oficializada ainda porque o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ainda não decidiu pelo nome do novo número 1 da universidade.

Seixas Lourenço, de perfil tucano, comanda a Ufopa desde a sua implantação em 2009.

Segundo os acadêmicos, pela UFOPA, Seixas Lourenço não foi nem a sombra do reitor que foi na UFPA. “Aqui favoreceu grupos, jorrou diárias para chegados seus”, reclamam os acadêmicos.

Cemitérios de Santarém recebem ação de limpeza


Funcionários da Seminfra realizam serviços de roçagem, varrição e colocação de lixeiras.
A SEMINFRA informa que os cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, localizados no Centro da cidade, estão recebendo serviços de limpeza. Os trabalhos são de roçagem, varrição e colocação de lixeiras.

MAIS DEZ CRECHES DEVEM SER CONSTRUÍDAS EM SANTARÉM

O município de Santarém receberá até 2014 mais dez creches. De acordo com a secretária de Educação, Irene Escher, estão previstas a construção de oito novas creches, através da Ata de Registro de Preço do Ministério da Educação. Além das novas creches, a SEMED deve concluir outras duas, localizadas nos bairros Santo André e Matinha, respectivamente. 

PREFEITO PARTICIPA DE SESSÃO ORDINÁRIA DA ALEPA EM SANTARÉM 


O prefeito Alexandre Von participou nesta quarta-feira, 14, da sessão ordinária deliberativa da Assembleia Legislativa do Pará, que está sendo realizada em Santarém. O gestor santareno destacou a aproximação do Legislativo Estadual junto aos demais municípios do Pará. Von lembrou que a ALEPA tem papel fundamental na votação de matérias em projetos estratégicos para Santarém e região, principalmente, no que diz respeito a melhoria e expansão do abastecimento de água e ampliação dos investimentos em saúde e educação.

CONFERÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Na sexta-feira, 16/08, no auditório do IFPA, será realizada a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Pará, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Horário: 08h às 18h.

ENCERRAMENTO DE CURSOS

Encerram nesta sexta-feira, 16, os cursos de formação de marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas, voltado para os barqueiros que realizam passeios turísticos na vila de Alter do Chão. Os objetivos são legalizar os profissionais que atuam neste segmento com a obtenção da carteira náutica e qualificar os prestadores de serviço que atuam no turismo na vila de Alter do Chão. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo e a Capitania Fluvial de Santarém, com apoio da Escola Náutica, Iate Clube Santarém e Hotel Mirante da Ilha.  Sessenta pessoal pessoas participam dos cursos.

DEFINIDO PRAZO PARA CONSULTAS PÚBLICAS SOBRE CRIAÇÃO DO PORTO DE SANTARÉM

Por meio da resolução nº 3.021 publicada no Diário Oficial da União, em 09 de agosto, o diretor geral substituto da Agência de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Pedro Brito, instaura procedimento de consulta e audiência púbica, no período de 12 de agosto a 06 de setembro de 2013, visando a obtenção de subsídios para aprimoramento das minutas de editais e de contratos de arrecadamento, relativo à realização de futuros certames licitatórios para a exploração de áreas e infraestrutura portuária em Santarém.

MUNICÍPIO PODE CONTAR COM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA ALAVANCAR INVESTIMENTOS

Com o tema “Empreendedorismo: um novo desafio para os economistas”, o evento mostra aos profissionais da região as oportunidades abertas a partir dos projetos estruturantes previstos para acontecer no Pará nos próximos cinco anos. O evento iniciou na segunda-feira,12, e encerra nesta quarta-feira, 14.  O economista e diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT/SEMDE), José de Lima Pereira, participa da Semana do Economista 2013, promovida pelo Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (CORECON-PA), em Belém. O diretor do IGT destacou os principais projetos de desenvolvimento econômico na região Oeste do Estado.

“Dos principais projetos necessários ao desenvolvimento da nossa região estão: a conclusão e adequação da Rodovia BR-163 (Santarém/Cuiabá), implantação da plataforma logística para movimentação e armazenagem de grãos para duas mil carretas/dia, a Área de Livre Comércio de Santarém, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o desenvolvimento do polo industrial de Santarém, o retroporto e, mais recentemente, as liberações de construção de um Shopping Center e a recente notícia da implantação de uma planta industrial de uma fábrica de cimento em Santarém”, explicou o diretor do IGT.

Segundo o economista, os investimentos, que tem Parceria Público-Privada (PPP), devem ultrapassar os R$ 2 bilhões, já com aplicação de parte do valor neste segundo semestre.

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE SANTARÉM TERÁ APRESENTAÇÃO DE 35 GRUPOS

A Associação Santarena dos Grupos Folclóricos (ASGRUF) e a Associação da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Santarém (ALISGRUF) promovem o Festival Folclórico de Santarém. Serão 35 apresentações, na Praça Barão de Santarém, no período de 21 a 25 de agosto, a partir das 20h. O festival valoriza a cultura através das modalidades folclóricas como: carimbós, danças folclóricas, quadrilhas tradicionais, quadrilhas estilizadas, quadrilhas de matutos e humorísticos. A realização do evento tem como parceiras a Prefeitura de Santarém, através da SEMC.

Sugestão de entrevistados:

Jackson Douglas Santana (Coordenador da ASGRUF)  (93) 9113-2454

Antônio Campinas (coordenador da ALISGRUF) (93) 9163-9006

21/08 (Quarta-feira)

Entidade

Quadrilhas tradicionais

ASGRUF

1º Quadrilha Trevo do amor

ALISGRUF

2º Quadrilha Cinco aros

ASGRUF

3º Quadrilha Estrela Dalva

Entidade

Quadrilhas tradicionais

ASGRUF

1º Dança Flamenca

ALISGRUF

2º Lundu Cinco Aros

ASGRUF

3º Lundu Arco-íris

ASGRUF

4º Grupo Olho de Boto

22/08 (Quinta-feira)

Entidade

Quadrilhas tradicionais

ASGRUF

1º Matutos Queima Rosca

ALISGRUF

2º Bofes e Babados

ASGRUF

3º Peruas na Roça

ASGRUF

4º As Poposadas

ASGRUF

5º As Virgens do Beco

ASGRUF

6º Matutos DNA

ASGRUF

7º Indeciso na Roça

 23/08 (Sexta-feira) 

Entidade

Quadrilhas tradicionais

ASGRUF

1º Quadrilha Raiar do Sertão

ALISGRUF

2º Quadrilha Beija Flor

ASGRUF

3º Quadrilha Brasileiros e Brasileiras

ALISGRUF

4ºQuadrilha Coração Brasileiro

ASGRUF

5ºQuadrilha Bigben

ASGRUF

6ºQuadrilha Mistura Brasileira

ASGRUF

7ºQuadrilha Swing na Roça

ASGRUF

8ºQuadrilha Sensação Junina

ASGRUF

9ºQuadrilha Aquarela do Brasil

ASGRUF

10ºQuadrilha Explosão Santarena

24/08 (Sábado) 

Entidade

Quadrilhas tradicionais

ASGRUF

1ºCarimbó Encanto do Tapajós

ALISGRUF

2º Carimbo Encanto

ASGRUF

3º Tradição de Carimbó

ALISGRUF

4º Carimbo Muiraquitã

ASGRUF

5º Agito de Carimbó

ALISGRUF

6º Batuque de Carimbó

ASGRUF

7º Festa de Carimbó

ASGRUF

8º Carimbo do Pará

ALISGRUF

9º Carimbo do Tapajós

ALISGRUF

10º Sedução de Carimbó

ALISGRUF

11º Mistura de Carimbó

25/08 (Domingo) 

Entidades

Quadrilhas Tradicionais

ASGRUF

Todos os grupos folclóricos

ALISGRUF

Todos os grupos folclóricos

BANDAS E FANFARRAS: INSCRIÇÕES ENCERRAM NA SEXTA-FEIRA, 16

Em função de algumas escolas não terem conseguido apresentar a documentação exigida para a inscrição ao Festival de Bandas e Fanfarra, que este ano será realizado pela SEMJEL, o prazo final tanto para sanar pendências de documentos quanto para se inscrever encerra às 10h da manhã desta sexta-feira, 16.

Ainda na sexta-feira, às 16h, será realizada no auditório do Theatro Victória, uma reunião com a coordenação do festival para discussão e aprovação do regulamento e o sorteio da ordem de apresentação das bandas e fanfarras.

Até o final da manhã desta quarta-feira, 14, as escolas já haviam realizado suas inscrições para participar da disputa e uma (Ubaldo Corrêa) se inscreveu apenas para fazer uma participação especial. Além de escolas de Santarém, se inscreveram instituições de ensino dos municípios de Óbidos e Alenquer.


Fonte: CCOM/PMS