quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oriximiná celebra Santo Antônio


De 4 a 18 de agosto, Santo Antônio será o nome mais proferido na cidade de Oriximiná (PA). O Círio de Santo Antônio, padroeiro do município será celebrado durante a festividade tradicional que acontece do primeiro ao terceiro domingo de agosto.
Um dos maiores eventos religiosos do Pará tem o Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio como um de seus grandes momentos. O período de celebrações será aberto com uma explosão de luzes e fogos nas águas do Rio Trombetas.

Este ano, a festividade será terá como tema “Santo Antônio, rosto jovem, exemplo de fé”. “O tema das festividades é escolhido tendo como base a vida de Santo Antônio, a campanha da fraternidade do ano em curso e o ano da Fé. A parte referente ao rosto

jovem é voltada para Jornada Mundial da Juventude, que contou com 7 jovens oriximinaenses que saíram daqui para participar desse grandioso evento católico”,

esclarece Marlene Gemaque, integrante da coordenação geral da Festividade.
A abertura oficial das homenagens a Santo Antônio ocorre no dia 04 com o Círio Fluvial, mas as atividades iniciam um dia antes, quando a imagem do santo

sai da Igreja Matriz em procissão por algumas ruas da cidade até o barco que fará seu translado para a comunidade Nossa Senhora das Graças, no Sacuri, zona rural.

Para a organização do Círio Fluvial é mobilizada uma grande quantidade de pessoas, entre romeiros e escolas voluntárias, além de artistas plásticos que trabalham simultaneamente para deixar tudo pronto para o grande dia.

“Neste ano nós teremos 15 mil barquinhas luminosas e os balões já foram confeccionados e entregues pelas escolas. Já a base delas que é feita de aninga, vai ser produzida por uma equipe de voluntários. Tudo está em pleno andamento”, garante o padre Arilson Lima da Silva, coordenador geral da festividade.
De acordo com pesquisas recentes, a Festividade de Santo Antônio como padroeiro de Oriximiná, é realizada há mais de 80 anos, e hoje a realização é da Paróquia de Oriximiná e tem como principais patrocinadores a Prefeitura e a MRN.

Fonte: MRN

Tribunal do Acre volta a rejeitar recurso da empresa TelexFree


O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) voltou a rejeitar recurso que pretendia a retomada das atividades da empresa TelexFree. O caso foi analisado na segunda-feira (29) pela 2ª Câmara Cível, mas a decisão foi divulgada apenas ontem (30). O funcionamento da TelexFree foi suspenso em junho após suspeita de prática de pirâmide financeira, proibida pela legislação brasileira.

No recurso ao TJAC, a empresa alegava que a decisão tomada pela corte no dia 8 de julho precisava ser reformada por violar questões técnicas. O colegiado entendeu, no entanto, que não havia erros a serem corrigidos, e sim inconformismo com o resultado do julgamento.

Saiba mais
Telexfree bloqueia acesso de divulgadores a escritório virtual
'Bloqueio a escritórios da Telexfree não é decisão judicial', diz MP-AC
Comitê de apoio a divulgadores da Telexfree é criado no Acre


Os desembargadores seguiram voto do relator, Samoel Evangelista, que alegou ter encontrado motivação suficiente para formar a sua convicção, sem precisar analisar todas as questões levantadas pela empresa. Ele também destacou que o caso foi examinado pelo tribunal em várias oportunidades e que os precedentes citados pela defesa foram superados.

O modelo de pirâmide financeira se mantém por meio do recrutamento progressivo de pessoas, até chegar a níveis que tornam o retorno financeiro insustentável. Após intervenção do judiciário acriano, interessados no desfecho do processo envolvendo a TelexFree chegaram a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, mas todos os recursos foram negados. (ABr)

‘Menino-peixe’ é encontrado na China


A doença afetou a forma das pálpebras, do nariz, da boca e das orelhas. Pan Xianhang ganhou grande atenção da imprensa chinesa e foi chamado de ‘Menino-peixe’ por causa do aspecto da sua pele, lembrando escamas. Na verdade, o pequeno chinês nasceu com ictiose (dermatose caracterizada pela secura e aspereza da pele).

Com a repercussão do caso na mídia, um hospital de Hangzhou (China) decidiu oferecer gratuitamente tratamento para Pan. Ele está internado com a mãe.

De acordo com o site ‘Imagine China’, a doença afetou a forma das pálpebras, do nariz, da boca e das orelhas. O movimento das pernas e dos braços também foi prejudicado.

Fonte e foto: Pagenotfound

Marcos Feliciano prega para mais de 35 mil pessoas em Santarém

Pastor Marcos Feliciano
Evento encerrou programação dos 85 anos da Assembléia de Deus em Santarém. A igreja Assembléia de Deus de Santarém, em comemoração ao seu 85º aniversário, encerrou na segunda-feira (29), à noite, na orla de Santarém, no Oeste do Pará, a programação de aniversário, com a Grande Cruzada de encerramento, que vai contou com a presença do Deputado Federal, Pastor Marco Feliciano, que recebeu autoridades eclesiásticas locais e visitantes. Ele pregou na orla para mais de 35 mil fiéis.

A comemoração teve como tema ‘É hora de avançar e possuir a Terra’. A comemoração alusiva aos 85 anos da AD de Santarém encerrou com pregação do Pastor e teve louvores com as cantoras Shirley Carvalhaes, de renome nacional; e Alice Maciel, nordestina que é reconhecida e aplaudida pelas habilidades em tocar quase todos os instrumentos musicais.
O pastor Feliciano é o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e causou polêmica ao defender a ‘Cura Gay’. Ele chegou a Santarém na tarde de segunda-feira. A programação na orla iniciou às 19 horas.

PROTESTOS: Um pequeno grupo Homoafetivo de Santarém protestou contra o Pastor devido ao fato de ele ser acusado por grupos homoafetivos de todo o Brasil de dar declarações homofóbicas em rede nacional. O Grupo Homoafetivo pretendeu chamar atenção da sociedade para as declarações do Pastor sobre vários temas relacionados ao casamento gay, assim como o projeto arquivado pela Câmara Federal, denominado de ‘Cura Gay’. Na ocasião, os manifestantes foram contidos pelos seguranças do evento e pela Polícia Militar, alguns mais exaltados foram levados para a Seccional de Polícia Civil e depois de serem ouvidos em depoimento pelo delegado Thiago Rebelo, foram liberados.

Grávida é morta e bebê é retirado da barriga da mãe

Elizabeth Cardoso
Corpo de Elizabeth Cardoso é encontrado em cova rasa em uma mata em Marituba. O corpo de uma mulher identificada por Elizabeth Cardoso da Conceição, 21 anos, que estava desaparecido desde o dia 11 de julho, foi encontrado na tarde de terça-feira (30) em uma mata localizada na rua São José em Marituba, região metropolitana de Belém.

Elizabeth estava em seu oitavo mês de gestação e desapareceu misteriosamente desde quando foi vista pela última vez na Praça Matriz de Marituba, onde trabalhava vendendo guaraná.

DESAPARECIMENTO

A principal suspeita do desaparecimento é Cátia Cilene Nascimento Ferreira, que foi detida no dia 26 de julho teve a sua prisão decretada nesta terça-feira pela polícia.

Há indícios de que o crime faça parte de um ritual de magia negra, pois a criança foi retirada da barriga da mãe antes de ser enterrada em uma cova rasa na mata.

O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo e a polícia vai continuar investigando o caso, pois um homem estaria envolvido na execução do crime.

Fonte: DOL, com informações do repórter J.R Avelar

MPF quer suspensão de hidrelétrica na Bacia do Tapajós

Corredeiras no rio Tapajós
Projeto afetará o Parque Nacional do Jamanxim, APA do Tapajós e o corredor Ecótonos Sul-Amazônicos. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão do licenciamento ambiental do projeto da usina hidrelétrica de Cachoeira dos Patos, no rio Jamanxim, no complexo hidrelétrico da bacia do Tapajós, no Oeste paraense. A Procuradoria da República em Santarém encaminhou a recomendação à União, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), à Eletrobras e à Eletronorte.

O MPF quer que o licenciamento seja interrompido até a apresentação e aprovação da Avaliação Ambiental Integrada (AAI) e Estratégica (AAE) dos impactos ambientais e sociais decorrentes da implantação da usina, por meio de equipe multidisciplinar e com participação social.

A recomendação alerta, ainda, para a necessidade de realização de consulta prévia aos povos indígenas e demais povos tradicionais localizados na área afetada pela instalação da usina. Se concluído, o projeto afetará o Parque Nacional do Jamanxim, a Área de Proteção Ambiental do Tapajós e o corredor Ecótonos Sul-Amazônicos (área de alta riqueza biológica entre os biomas do Cerrado e da Amazônia). E pede que os notificados apresentem informações acerca do estágio de desenvolvimento do empreendimento, como Estudos de Inventário Hidrelétrico da Usina, informações atualizadas e cronogramas do licenciamento ambiental e dos trabalhos de campo. Assinam a recomendação os procuradores da República Luiz Eduardo Hernandes, Carlos Raddatz e Ticiana Nogueira.

Os órgãos têm 45 dias para se manifestar sobre se acatam ou não as recomendações.

Fonte: Ascom/MPF

Artigo de santareno publicado em revistas nacionais

Admilton Almeida
Admilton Almeida tem artigo publicado nas revistas Consultor Jurídico e contadores.cnt.br. A revista eletrônica mais importante do País, Consultor Jurídico, publicou no dia 30 deste mês, um artigo do consultor tributário e tributarista Admilton Almeida, o qual  demonstra a ilegalidade do procedimento das autoridades da Receita Federal, na exclusão do Simples Nacional sem esperar a decisão final do julgamento e por não demonstrar a suposta ilegalidade através de auto de infração. O mesmo artigo também foi publicado pela principal revista dos contadores do Brasil, a CONTADORES.CNT.BR, na edição eletrônica do dia 31 de julho de 2013.

O procedimento de exclusão das empresas no Simples Nacional, para o consultor, é abusiva, visto que não atende as normas do devido processo legal. O procedimento das autoridades fiscais está causando prejuízos aos contribuintes. Veja abaixo, o artigo na íntegra:

Exclusão do Simples por decreto é ilegal e abusiva

Por: Admilton Figueiredo de Almeida

Tenho acompanhado os procedimentos dos auditores fiscais e dos delegados da Receita Federal quanto à exclusão das empresas do Simples Nacional por Ato Declaratório antes de encerrar o procedimento de fiscalização. Se existe um procedimento de fiscalização em andamento, entendo que, para configurar uma possível exclusão tem que encerrar a fiscalização para depois aplicar o Ato Declaratório com base na suposta infringência ocorrida, uma vez que a decisão dos delegados não é absoluta, já que é oferecido o prazo de 30 dias para defesa. E se oferecido esse prazo, o efeito da fiscalização é suspenso. Não fosse assim, não deveria a Receita Federal abrir prazo para contestação.

É um absurdo esse procedimento, já que o Decreto 70.235/72, a Instrução Normativa 811 e a Resolução 94/2011, que servem de base para a exclusão do Simples, suspendem o efeito com a discussão. Se o Ato Declaratório foi aplicado com base no procedimento de fiscalização, ou seja, o auto de infração, deve a autoridade fiscal esperar o julgamento final e não considerar definitivo o Ato Declaratório por presunção, já que o auto de infração pode ser julgado improcedente e o Ato Declaratório perde o efeito, posto que foi aplicado com base no procedimento de fiscalização que ocorreu a exclusão.

É importante esclarecer que no direito administrativo deve ser separado o procedimento da técnica: primeiro se aplica o procedimento, depois a técnica. O que se percebe nas autoridades fiscais é que a técnica interpretada de modo favorável ao Fisco está prevalecendo sem o procedimento inicial e o oferecimento do contraditório, causando prejuízo ao contribuinte. As Delegacias de Julgamento, formadas por servidores da Secretaria da Receita Federal, não analisam o conjunto de atos e provas e sempre mantêm o auto de infração, presumo por falta de interesse de agir, enquanto deveria ser julgado de conformidade com o conjunto de provas apresentadas pelo contribuinte, aplicando todas as técnicas de apreciação e julgamento.

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) analisa o procedimento inicial e aplica a técnica. Lá o profissional tem o prazer de elaborar sua defesa oral e debater vis a vis a matéria em discussão, enquanto as Delegacias de Julgamento não oferecem oportunidade ao contribuinte de elaborar sua defesa oral, cerceando o direito a ampla defesa e o preparo do devido processo legal.

Tenho acompanhado casos em que a Delegacia de Julgamento mantém o auto de infração por não analisar os procedimentos dos auditores fiscais, no qual alguns se acham o dono do poder e no Carf esse auto de infração é nulo ou improcedente. Por esse motivo discordo da exclusão do Simples Nacional com base em Ato Declaratório com efeito definitivo aplicado pelos delegados da Receita Federal, já que o contribuinte, mesmo apresentando sua impugnação, não consegue suspender o efeito, contrariando os dispositivos legais aos quais está vinculado e cerceando o direito de defesa dos contribuintes, violando normas constitucionais apenas com desejo de arrecadar e justificar o trabalho de fiscalização.

Esse procedimento é ilegal e deve ser repudiado e exigido o cumprimento da lei, já que esses Delegados estão vinculados à Lei 8.112/90, artigos 116, inciso III, e 122. Os contribuintes não devem aceitar os atos praticados pelos delegados e auditores que não sejam vinculados às normas legais, apenas para atender a um sistema que prioriza a arrecadação sem observar os comandos legais que devem ser cumpridos e respeitados. O contribuinte brasileiro é um escravo do sistema tributário por cumprir uma carga tributária perversa e o abuso de algumas autoridades que se acham acima da Justiça.

Alguns auditores fiscais ainda em estágio probatório, sem experiência, sem técnica e empolgados por serem servidores públicos, ignoram os procedimentos e usam o poder para intimidar sem cumprir as determinações legais as quais estão vinculados, desrespeitando os direitos dos contribuintes.

Os profissionais devem reagir, esclarecendo e justificando os direitos dos contribuintes, não aceitando que o poder prevaleça diante das leis e da competência técnica.

Admilton Figueiredo de Almeida é contabilista com especialização em Tributação pela FGV e em consultoria tributária pelo Instituto Brasilerio de Consultores de Organização (IBCO).

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Fundação Carlos Gomes realiza ação em Santarém

Paulo Campo de Melo
Paulo Campo de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, está em Santarém. O Superintendente da FUNDAÇÃO CARLOS GOMES, Paulo José Campos de Melo, está em Santarém participando da realização do Painel Funarte de Regência Coral, juntamente com os profissionais daquele órgão de desenvolvimento da cultura.

“Estamos nos reunindo para concluirmos a estruturação do CURSO CORDAS (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo), que começará em agosto. Os professores de instalação o Curso e que ministrarão o primeiro módulo, serão os Maestros Miguel Campos e Agostinho Fonseca Jr., regentes titular e adjunto da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e da Orquestra Vale do Rio Doce. Tão logo esteja definido o dia, daremos ampla divulgação. Estejam atentos”, disse o diretor do Instituto Maestro Wilson Fonseca, José Agostinho da Fonseca.

“Ainda nesta semana, nos reuniremos para ultimarmos a instalação do novo Polo da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca que atenderá aos alunos do EIXO FORTE, cuja parceria está sendo feita com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém”, declarou Tinho Fonseca.

Município realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades


Autoridades presente na Conferência que escolheu delegados para a Conferência Estadual. A prefeitura municipal de Trairão, através de suas Secretarias, realizou na terça-feira 30/07, a Primeira Conferência Municipal das Cidades. O evento aconteceu no auditório da Escola Instituto de Educação e contou com a presença de todos os Secretários, do prefeito Danilo Miranda e dos vereadores João Natanael, Frank Silva e Aridelson de Almeida.

A Conferência teve como tema: “Quem muda a Cidade somos nós; Reforma Urbana já!”. Na oportunidade, foram tratados temas de âmbito Municipal, Estadual e Nacional, considerando avanços, dificuldades desafios e propostas consolidadas, assim o objetivo é implantar políticas para o desenvolvimento urbano de maneira transversal e em consonância com a adversidade Amazônica. Além dos debates e propostas apresentadas para a Conferência Estadual das Cidades que irá acontecer no mês de setembro em Belém, foram escolhidos os delegados que irão representar o município de Trairão, sendo formados por membros do Poder Executivo, Poder Legislativo e Sociedade Civil organizada.

Consultora da Unesco reúne em Santarém

Eliana Bogeano com comissão da 3ª Conferencia Municipal de Cultura
Eliana Bogeano reuniu-se com comissão da 3ª Conferencia Municipal de Cultura. A comissão organizadora da 3ª Conferência Municipal de Cultura, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, reuniu-se com a consultora da Unesco, da representação Norte do Ministério da Cultura (Unesco/Minc), Eliana Bogeano, no final da manhã desta quinta-feira (31). De acordo com Eliana, o encontro com o grupo teve como finalidade garantir que se cumpra todos os requisitos para a realização da Conferência no município, e, também, as etapas subsequentes, em nível estadual, no mês de setembro, e em nível nacional, no mês de novembro.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura, de responsabilidade da Prefeitura de Santarém através da Secretaria de Cultural, será realizada na próxima terça-feira, 06/08, na Casa da Cultura, com o tema: “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”.

QUINTA-FEIRA DE SHOW NO THEATRO VICTÓRIA 

Mais uma apresentação do Círculo Musical Zé Azevedo e Convidados, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), nesta quinta-feira (01/08), na sala cultural do Theatro Victória, às 21h. No palco, a parceira do cantor Zé Azevedo e Nato Aguiar. Eles devem apresentar diferentes ritmos musicais, com base nos grandes festivais da região.

O artista musical Zé Azevedo idealizador do projeto diz que o objetivo do círculo musical é divulgar a arte através da música e integrar a cultura da região do Tapajós, do Baixo e Médio Amazonas.

PREFEITURA E PROGRAMA TERRA LEGAL DISCUTEM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 

O prefeito Alexandre Von e os secretários da SEMAP, Rosivaldo Colares e João Clóvis Lisbôa (adjunto), participaram de reunião com o coordenador extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do Programa Terra Legal, Raimundo Alves Castanheira, para tratar sobre a legalização de áreas já habitadas no município. O Terra Legal é um Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal.

Governo e Terra Legal devem firmar acordo cooperação técnica para a legalização de áreas habitadas na zona rural. As duas instituições devem tratar, também, sobre as áreas urbanas pretendidas pela Prefeitura e, também, sobre a leva patrimonial. Uma nova reunião deve ser agenda para formalizar o acordo.

MONITORES DO VIDATIVA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO 

Os monitores do programa VIDATIVA participaram na manhã desta quarta-feira, 31, no campus local da Universidade Estadual do Pará (Uepa), de capacitação ministrada pelas professoras Eliane Carvalho e Lidiane Costa, em preparação ao retorno das atividades nos centros: AABB, SESI, UEPA e SEST SENAT. As atividades ficaram paralisadas por alguns dias em função do recesso dos monitores, mas volta com carga total na segunda-feira, 05/08, com mais opções de lazer para a comunidade. Em todos os centros, haverá turmas de hidroginástica para atender a demanda crescente de alunos de todas as faixas etárias.

BANDAS E FANFARRAS – Logo mais, às 16h, equipes da SEMJEL, SEMED e SEMC, participam de uma reunião com representantes de escolas, no auditório do Theatro Victória, para tratar sobre a realização do Festival de Bandas e Fanfarras, que acontece dentro da programação da Semana da Pátria, no mês de setembro.

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma programação especial em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A programação descentralizada é uma forma de preparar os profissionais da área de saúde e informar a população sobre as vantagens do aleitamento materno, além de estimular as mães a amamentar.

01/08 – CENTRO DE REFERÊNCIA DA CRIANÇA (8h30)

Abertura da Semana de Aleitamento Materno. Apresentações educativas e culturais e campanha de arrecadação de vasilhames (vidros) para armazenar leite para o Banco de Leite.

02/08 – AUDITÓRIO DA SEMSA (8h)

Capacitação de enfermeiros.

05/08 – UNIDADES DE SAÚDE E MATERNIDADE DO HOSPITAL MUNICIPAL (8h)

Visita técnica de Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno. Centros de Saúde do Maracanã, Santarenzinho, Conquista, Matinha e Aparecida.

06/08 – UNIDADES DE SAÚDE (8h)

Visita técnica Centros de Saúde Santana, Livramento, Uruará, Maicá, Área Verde, Mararu.

07/08 – CASA DA CULTURA (8h)

Encerramento da semana com apresentação educativa e incentivo ao aleitamento. 

Fonte: CCOM/PMS

Ibama desativará unidade em Tucuruí

Ibama de Tucuruí
MPF quer que órgão realize estudos que garantam fechamento. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que a decisão da autarquia de desativar a unidade de Tucuruí, no sudeste do Pará, só seja concretizada se antes forem feitos estudos que garantam que a medida não prejudicará a proteção do meio ambiente na região. Além que, o fechamento da unidade seja condicionado à realização de debates do instituto com a sociedade.

As recomendações à presidência do Ibama foram encaminhadas na segunda-feira (29). Eles têm o prazo de cinco dias para apresentarem a resposta.

O escritório regional do Ibama em Tucuruí atua em uma área de 44 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Tucuruí, Baião, Pacajá, Goianésia do Pará, Breu Branco e Novo Repartimento. E, por atuar constantemente na região do lago da usina hidrelétrica de Tucuruí, as atividades de fiscalização desse escritório também ocorrem em Jacundá e Itupiranga.

Segundo o MPF, o diálogo social sobre a decisão da autarquia deve levar em conta, sobretudo, as peculiaridades da região, como a presença de terras  indígenas na área de atuação do escritório regional, os permanentes impactos decorrentes da instalação, ampliação e operação da usina hidrelétrica de Tucuruí, a pesca predatória no rio Tocantins, a extração ilegal de madeira (inclusive a submersa), e as carvoarias irregulares, que muitas vezes submetem  seus trabalhadores à condição análoga à de escravo, dentre outras questões.

Investigações realizadas pela Procuradoria da República em Tucuruí apontam que monitorar o desmatamento via satélite não é suficiente para evitar as irregularidades ambientais cometidas na região.

Segundo analistas do próprio Ibama, nas margens do lago da usina hidrelétrica há uma tendência à ocorrência de pequenos focos de desmatamento que dificilmente são visualizados nas imagens de satélites.

Fonte: MPF

Motorista desaparecido é encontrado morto


Wanderley Alcântara estava desaparecido desde o dia 14, quando saiu para assistir uma partida de futebol. Quinze dias depois do motorista de caminhão Wanderlei Alves Alcântara, 35 anos, desaparecer após sair de sua casa para assistir uma partida de futebol, populares encontraram por volta de 13h30, desta quarta-feira, 31, o corpo do trabalhador, na entrada da comunidade de Ponta de Pedras, em Santarém, Oeste do Pará.

Próximo ao cadáver, que estava em avançado estado de decomposição, também foi encontrada a motocicleta que pertencia a Wanderlei. Ele havia desaparecido no dia 14 deste mês, após sair de sua residência, na Comunidade de São Brás, na região do Eixo-Forte, para assistir uma partida do Campeonato Brasileiro, entre Flamengo e Vasco.


Wanderlei foi visto pela última vez, em companhia de um homem, em um bar no bairro da Nova República. O irmão de Wanderlei confirmou que a moto Yamaha, modelo YBR, cor preta é a mesma que havia sumido ao reconhecer a placa NST-0937.

Homens das policias Civil e Militar e do Centro de Pericias Cientificas Renato Chaves (CPC) estiveram no local, efetuando as primeiras averiguações sobre as causas da morte do motorista.
A proprietária do bar informou que Wanderlei teria saído do local após receber uma ligação por volta das 2h, da madrugada do dia 15 deste mês.
Peritos do CPC confirmaram que o corpo encontrado em Ponta de Pedras é o de Wanderlei. Familiares que se dirigiram ao prédio do CPC, anexo a 16ª Seccional da Polícia Civil, na tarde desta quarta-feira, fizeram o reconhecimento de seu ente querido. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que Wanderlei tenha sido vítima de acidente.

Polícia apreende três adolescentes com drogas no Livramento


A polícia chegou ao local após receber chamada relatando confronto entre gangues. Santarém - A Polícia Militar apreendeu três adolescentes com drogas, no início da tarde desta quarta-feira (31), em Santarém, oeste do Pará.

A apreensão aconteceu na Rua Castelo Branco, próximo a Avenida Dom Frederico Costa, no bairro Livramento. A polícia se deslocou até o local após receber chamadas relatando confronto entre gangues naquele local.
A polícia continua no local e procura armas que os adolescentes e os traficantes estariam usando para cometer crimes.

Ufopa interdita ruas e revolta moradores do bairro Liberdade


A Ufopa alega ter um documento que autoriza a interdição das vias. Santarém - Os moradores do bairro Liberdade, em Santarém, oeste do Pará, estão revoltados com a interdição das Ruas 28 de Junho e Juventude. A ocupação aconteceu há mais de três meses.

Eles realizaram na noite de terça-feira (30) uma reunião com representantes da Prefeitura de Santarém e da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa), para discutir a interdição de duas ruas pela Instituição no bairro. De acordo com a presidente da Associação do bairro Liberdade, Eugênia Rego, a Ufopa alega que não tem moradia na área, mas a interdição atrapalha o tráfego de pessoas que faziam caminho mais curto por essas ruas.

Segundo o administrador da Companhia Docas do Pará, Manoel Nascimento, a CDP fazia parte da fiscalização. “Não temos mais acesso da Vera Paz para a 28 de Junho e prejudicou todos os arrendatários, todos os caminhões com petróleo, fora os moradores sem o direito de ir e vir”, afirmou.

A Ufopa alega ter um documento que autoriza a interdição das vias. “A Ufopa tem o projeto do Campus, baseado na documentação encaminhada pela gestão anterior da prefeitura municipal, tomou essa iniciativa porque é um trabalho está sendo realizado para beneficiar a população de Santarém. O projeto inclui a infraestrutura das ruas. Foram fechadas as ruas para desenvolver os trabalhos de infraestrutura” afirma o pró-reitor de planejamento da Ufopa, Aldo Queiroz.

O secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, diz que foram sugeridos alguns encaminhamentos onde vai ser feita uma visita com um vereador no local, e dado um pré-prazo para tomarmos um posicionamento na próxima quinta-feira (8).

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Amazônia é o futuro da igreja no Brasil, diz papa Francisco


O papa se encontrou com 300 bispos no Palácio São Joaquim, na Glória, neste sábado. Santarém - No seu maior discurso em quatro meses desde que assumiu o comando da Igreja, o Papa Francisco incitou neste sábado num encontro a portas fechadas com mais de 300 bispos do Brasil, o clero brasileiro a se aproximar mais das pessoas para entender melhor seus problemas. Ele instigou os bispos a fazerem um exame crítico do fracasso da Igreja Católica no Brasil em impedir que milhares de fiéis partam para as igrejas concorrentes – as evangélicas. 

Durante o encontro o papa falou sobre o futuro da igreja no Brasil e afirmou que o futuro da Igreja no Brasil é a Amazônia.

Confira o discurso na íntegra

A Amazônia como teste decisivo, banco de prova para a Igreja e a sociedade brasileiras

Há um último ponto sobre o qual gostava de deter-me e que considero relevante para o caminho atual e futuro não só da Igreja no Brasil, mas também de toda a estrutura social: a Amazônia. A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam. Desde o início que a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, e lá continua ainda presente e determinante no futuro daquela área. Penso no acolhimento que a Igreja na Amazônia oferece ainda hoje aos imigrantes haitianos depois do terrível terremoto que devastou o seu país.
Queria convidar todos a refletirem sobre o que Aparecida disse a propósito da Amazônia,11 incluindo o forte apelo ao respeito e à salvaguarda de toda a criação que Deus confiou ao homem, não para que a explorasse rudemente, mas para que tornasse ela um jardim. No desafio pastoral que representa a Amazônia, não posso deixar de agradecer o que a Igreja no Brasil está fazendo: a Comissão Episcopal para a Amazônia, criada em 1997, já deu muitos frutos e tantas dioceses responderam pronta e generosamente ao pedido de solidariedade, enviando missionários, leigos e sacerdotes. Agradeço a Dom Jaime Chemelo, pioneiro deste trabalho, e ao Cardeal Hummes, atual presidente da Comissão. Mas eu gostaria de acrescentar que deveria ser mais incentivada e relançada a obra da Igreja. Servem formadores qualificados, especialmente professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o «rosto amazônico» da Igreja.

Queridos Irmãos, procurei oferecer-lhes fraternalmente reflexões e linhas de ação em uma Igreja como a que está no Brasil, que é um grande mosaico de ladrilhos, de imagens, de formas, de problemas, de desafios, mas que por isso mesmo é uma enorme riqueza. A Igreja não é jamais uniformidade, mas diversidades que se harmonizam na unidade, e isso é válido em toda a realidade eclesial.

Que a Virgem Imaculada Aparecida seja a estrela que ilumina o compromisso e o caminho de vocês levarem Cristo, como Ela fez, a cada homem e cada mulher de seu imenso país. Será Ele, como fez com os dois discípulos extraviados e desiludidos de Emaús, a aquecer o coração e a dar nova e segura esperança. 

Grupo é perseguido e preso após assaltar casa em Santarém

Foram localizados na entrada do município de Belterra
O assalto aconteceu na comunidade de São José, no planalto santareno. O grupo foi localizado na entrada de Belterra.

Santarém - Três homens foram presos na tarde de sábado (27), após assaltarem uma casa localizada no quilômetro 19 da Rodovia Santarém/Cuiabá, comunidade São José, em Santarém oeste do Pará.

Após ser perseguido pela polícia, o Grupo foi encontrado na entrada do município de Belterra.

Segundo a polícia, quando os suspeitos invadiram a casa não havia ninguém dentro, mas no momento em que estavam saindo, foram surpreendidos com a chegada dos proprietários. “Eu cheguei com meu primo, ele entrou na casa pra pegar um capacete e viu eles descendo as escadas. Um tava com uma faca e o outro com o notebook embaixo do braço. Na hora que eles viram a gente, saíram pulando o muro do Aldo de trás”, contou a vítima que não quis ser identificada.

Os suspeitos, identificados como Joelmir Ferreira Moraes, Max Pereira de Oliveira e Francisco Emerson Silva Bagata fugiram com três celulares, um notebook e R$ 2.600,00. O carro com o grupo foi localizado próximo a Belterra.
Conforme a polícia os três foram abordados e presos em flagrante. “As polícia de Mojuí dos Campos e Belterra fizeram o bloqueio da rodovia para que a gente pudesse interceptá-los”, afirmou o subtenente da Polícia Militar, Paulo César Rodrigues.


Bagata e Max já tem passagem pela polícia. Segundo o delegado de Polícia Civil Jamil Casseb, os três são bastante perigosos. Eles foram levados a delegacia, autuados em flagrante, para, depois, serem encaminhados ao presídio.

Suspeito de estuprar menina de 12 anos é preso em Santarém

O suspeito Lucas de Sousa Moura
De acordo com a polícia, ele foi denunciado pela família da adolescente. O suspeito afirmou que ele e a menina são namorados.

Santarém - As polícias militar e civil prenderam na tarde de sábado (27), na comunidade de Santana do Ituqui, em Santarém, oeste do Pará, um jovem de 19 anos suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos. De acordo com a polícia, ele foi denunciado pela família da menina.

“Quando os pais perceberam a ausência da filha em casa, ela teria saído de casa pela madrugada para se encontrar com o Lucas e passou a noite com ele, foram para festa e após ingerir bebida alcoólica, teve relações sexuais com ele”, contou o delegado de Polícia Civil, Jamil Casseb.
Segundo o suspeito, identificado como Lucas de Sousa Moura, ele a adolescente são namorados, mas a família não aceita o relacionamento.

O delegado explicou que por ela ser menor de idade, o crime se caracteriza como estupro de vulnerável.

Lucas foi autuado em flagrante e deverá ser encaminhado ao presídio de Cucurunã.

Bandidos encapuzados invadem Prefeitura de Belterra

Eles também tentaram invadir a casa da prefeita Dilma Serrão. Crime ocorreu na madrugada de hoje (29).Santarém - Três homens encapuzados invadiram a Prefeitura do município de Belterra, na madrugada desta segunda-feira (29). Durante a ação, os assaltantes renderam o vigia e vasculharam o gabinete da prefeita, os setores de licitação e arrombaram o cofre do prédio. Ainda não é possível saber o que foi levado.

Eles teriam tentado também invadir a casa da prefeita da cidade, Dilma Serrão, no momento em que ela estava, mas não conseguiram. A prefeita passa bem.

Uma perícia será realizada ainda nesta manhã.

Pai é preso suspeito de estuprar filha de 6 anos em Santarém

O suspeito Hilder Carlisson foi preso na noite de sábado
Somente neste final de semana, duas prisões por estupro foram realizadas pela polícia da cidade. Crime ocorreu no bairro Uruará.

Santarém - Um homem de 32 anos foi preso na noite de sábado (27), suspeito de estuprar a filha de seis anos de idade, no bairro Uruará, em Santarém, oeste do Pará. 

De acordo com a polícia, o suspeito identificado como Hilder Carlisson Garcia Cardoso foi denunciado pelo ex-esposa. A criança também confirmou os abusos. O acusado não mora com a vítima.

O caso foi registrado na Seccional de Polícia Civil.
Hilder foi autuado pelo crime estupro de vulnerável e encaminhado a Penitenciária de Cucurunã.

Somente neste final de semana, duas prisões por estupro foram realizadas pela polícia da cidade. Ainda no sábado, durante a tarde, um jovem de 19 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos.

Mototaxistas clandestinos, visto ainda como "Bandidos"?


Sabemos que a sociedade vem tendo um grande problema com o transporte público devido as ruas e bairros estarem em péssimas condições de trafegabilidade.

Por isso a população prefere apanhar Moto taxi, seja credenciado ou clandestino. Mais no dia a dia estamos vendo que tanto os credenciados e clandestinos ainda continuam tendo aquela grande rivalidade entre eles por que isso? será por que os clandestinos tem maior preferencia ou por que a população prefere? Pesquisa feita pela AW Informatica boca á boca mostra que a população tem mais confiança nos clandestinos que nos credenciados. Isso não tinha que ser o contrário?

Mais sabe por que a população não tem essa confiança em relação aos credenciados, por que uma pequena minoria aje de má fé com o cliente, isso tudo só para tirar vantagem (para chegar no ponto e dizer: Hó, aquele passageiro me pagou R$ 20,00 reais pela corrida) fala serio em gente isso é papo de profissional de cabeça e pensamento de pessoa fraca.

Mais vamos deixar de lado e vamos ao ponto. O Presidente do Sindicato dos Mototaxista Credenciados de Santarém, sempre deixa bem frisado que tudo que acontece em relação aos passageiros é sempre culpa de clandestinos, mais ele não olha que a bagunça esta dentro da sua propria casa. Tipo quando aquele mototaxista credências foi flagrado pelas camêras de uma loja roubando um celular, aquele que pegou uma certa quantia em dinheiro e sumiu mais logo depois dos fatos serem colocados na mídia ele apareceu para devolver o valor, mototaxistas credenciados bebendo fardados pilotando sem farda, não trajando a camisa adequada e muitos mais, isso é por que eles estão se fazendo de cegos e não querem ver realmente? O que será que está acontecendo.São os próprios passageiros que são carregados por clandestinos,falam que muitos dos credenciados são enxiridos, mal educados, correm muito, capacetes fedendo, as motos quase caindo aos pedaços, o condutor que deveria de estar bem limpo e não fedendo,  isso nos não vemos e dentre outras coisas que estão irregulares entre eles mesmo. Você passa por um ponto de mototaxista legalizados ele ficam jogando piadinhas para as mulheres, cito(O ponto da do Banco do Brasil Rui Barbosa), e por ai vai. Não estou dizendo que são todos mais sim alguns, quero que fique bem claro aqui.

E pra não bastar os credenciados estão fazendo ponto em paradas de ônibus como vocês podem ver abaixo: Essa em frente a Extra Farma da Rui Barbosa.








O que esta acontecendo com a SMT que não esta fiscalizando isso, a SMT sim fiscaliza as irregularidades que há na cidade incluindo os mototaxistas clandestino e por ai a frente. Mais deixa de fiscalizar os mototaxista credências, quanto a equipamentos obrigatórios nas motos, tipo:

1 - Motos compiscas amarrados com fita isolante;
2 - coletes sem identificação de condutor, onde é pra ficar a identificação do condutor?;
3 - Colete sem números (numeração quase apagadas);
4 - Tem motos que nem números estão visiveis;
5 - Condutores com capacetes sem sinalização e diferentes, tipo: usando capacetes de Motocross e por vai.

Sabemos que são muitas falhas, e o que fazer para regularizar essas falhas? A população não quer saber de bate boca de mototaxista credenciados com clandestinos, mais quer saber quando os Orgão competentes vão dar uma solução e resolver isso tudo.

Queremos que haja uma tranquilidade e que possamos ser bem atendidos e levados em segurança. 

sábado, 27 de julho de 2013

Não vamos nos lembrar de Remember Me por muito tempo


Jogo não é inovador, mas pode agradar fãs do gênero. Veja o nosso review. O nome do primeiro jogo do estúdio francês Dontnod tem um tom de apelo: Remember Me. Lembre-se de mim. Quase no fim de uma geração, com tantos e tantos jogos de altíssima qualidade sendo lançados a cada semana, jogamos muito e guardamos muito pouco do que jogamos. É realmente muito difícil, sobretudo para um estúdio iniciante, fazer um jogo capaz de se destacar a ponto de evitar o limbo das experiências efêmeras.

Infelizmente, a Dontnod não conseguiu fazer isso. Remember Me não é, de forma alguma, um jogo ruim. Ele é bonito, tem momentos verdadeiramente inspirados e uma ambientação interessante. Mas não consegue ser um jogo memorável. É mais um daqueles que nos esquecemos poucos dias depois de ver os créditos rolando.

Bonitinho, mas meio pedante

Antes de mais nada, Rembember Me é um jogo lindo. O senso estético da Dontnod é impressionante, e isso fica claro tanto em menus e interfaces surpreendentemente bonitos e funcionais quanto na distópica cidade de Neo Paris, em que a aventura se passa.

A maravilhosa trilha sonora de Olivier Deriviere acompanha muito bem toda a beleza dos cenários. O resultado é um jogo que podeira ser exposto numa galeria de arte, mesmo não tendo os melhores gráficos do momento. Algumas das mais belas situações do jogo acontecem quando a câmera passeia por Neo Paris em panoramas que deixariam muitos cineastas com inveja.

E por falar em cinema, vale notar que a história de Remember Me poderia facilmente virar roteiro para um filme hollywoodiano – mas um daqueles dirigido por algum francês meio pretensioso que só se preocupa em ganhar o Globo de Ouro, não o Oscar.

Misturar ação e pancadaria com crítica social raramente dá certo. Matrix conseguiu, Deus Ex também. Remember Me não. O jogo tenta criticar nossa dependência por redes sociais criando uma distopia em que as pessoas podem compartilhar, apagar e reviver memórias a qualquer momento. Isso, obviamente, gera vício e dependência na sociedade, e a empresa que criou a tecnologia usada para manipular memórias acaba se tornando mais poderosa do que qualquer governo.

A ideia é boa – e muito bem contextualizada através de diários que contam a história desse futuro bizarro –, mas acaba sendo mal aproveitada durante o jogo. Se perde no meio da ação, da pancadaria e de algumas falas tão bregas que chegam a causar vergonha alheia. “Essa Chapeuzinho Vermelho tem um cesto cheio de PORRADAS” é apenas um dos piores exemplos.

Nilin, a protagonista, também é parcialmente culpada pela irrelevância das críticas sociais de Remember Me. Ela é uma “errorista” (é sério, eles usam esse nome), uma ativista que luta para destruir o domínio da corporação que controla as memórias da população. Mas seus dramas pessoais acabam, ao longo da história, se tornando ponto focal da narrativa.

No fim do jogo, mal nos lembramos porque estamos lutando. Vamos na onda da heroína, e seja o que Deus quiser.

Um jogo como mil outros

Os principais problemas de Remember Me, no entanto, não estão na sua narrativa. Eles começam a dar as caras mesmo quando percebemos a falta de criatividade das suas mecânicas.

O elemento mais cativante apresentado pela Capcom e pela Dontnod quando estavam divulgando o jogo era a possibilidade de remixar memórias, em forma de puzzles no melhor estilo Ghost Trick de ser. E isso realmente ficou divertido e interessante no resultado final. Infelizmente, remixar memórias é o que menos fazemos durante a jogatina. Mais especificamente, fazemos isso quatro vezes durante as cerca de 12 horas necessárias para terminar o jogo. O elemento mais criativo e impressionante de Remember Me é também o menos aproveitado.
De resto, temos escaladas e pancadaria. A escalada é funcional, e nada mais. Não é livre e aberta à exploração, como em Assassin’s Creed, nem tensa e emocionante, como em Enslaved ou Uncharted. Ela cumpre o papel de te levar do ponto A ao ponto B através dos belíssimos cenários da Neo Paris. Nada Mais.

A pancadaria não consegue ser muito melhor. Apesar de trazer ótimas ideias, como golpes que curam sua vida ou diminuem o tempo de recarga dos seus poderes especiais e um laboratório de combos que permite a você ordenar esses golpes da maneira que quiser, no fim das contas, ela acaba ficando repetitiva e enfadonha em pouco tempo. A variedade de inimigos é bastante limitada e a necessidade de apertar botões numa ordem específica nos obriga a lembrar, o tempo todo, que estamos com um controle nas mãos.

Nem mesmo os golpes especiais e super poderes de Nilin, que vão sendo liberados conforme ela recupera suas memórias, conseguem nos livrar da repetitividade. Eles acabam se tornando uma forma de acabar com a pancadaria mais rápido, e não algo divertido que você usa para deixar as coisas mais emocionantes.

Nas horas finais do jogo, estava tão cansado das mesmas lutas com os mesmos inimigos, que não fazia nada além de apertar X o mais rápido possível. O último chefão do jogo, como todos os anteriores, envolvia um ritual cansativo de atacar capangas até seus poderes especiais estarem carregados, usar o poder certo e bater no chefe meia dúzia de vezes. Confesso que morri algumas vezes, por puro desânimo de cumprir essas etapas.
Remember Me

Remember Me, no fim das contas, se torna aquele jogo que você indica para quem sabe que vai gostar do gênero bate/escala de God of War ou Assassin’s Creed. Infelizmente, o maior erro da Dontnod foi manter-se na zona de conforto.
Caso Remember Me se arriscasse mais em suas experimentações, extrapolando o que vemos na narrativa e na estética para elementos verdadeiramente interativos, talvez conseguisse se tornar a experiência memorável que pretendia ser. Do jeito que é, vamos nos esquecer dele rapidinho.





Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Desenvolvimento: Dontnod Entertainment

Distribuição: Capcom

Lançamento: 3 de junho de 2013

Preço: R$ 149,90