sábado, 30 de março de 2013

Celpa vai adotar novo padrão de ligação de energia elétrica


Modelo de verificação vai substituir o famoso "olhão", que fica nos postes. Novo padrão deve ser instalado gradativamente, segundo a companhia.

Padrão será implantado primeiramente para novos clientes
Pará - A companhia Centrais Elétricas do Pará (Celpa) vai adotar um novo padrão de ligação de energia elétrica no estado que vai substituir o famoso "olhão", aparelho que fica instalado nos postes de energia. Mas o novo modelo de verificação do consumo de energia elétrica deverá ser implantado gradativamente.

A implementação do sistema vai começar pelos novos clientes, aqueles que ainda não estão ligados à rede. Mas a medida tem um lado negativo, quem vai pagar essa conta é o consumidor. São eles que deverão arcar com os custos da compra e da instalação do padrão de medição nas residências.
O funcionário público Raulino Costa reclama que é difícil fazer a leitura dos gastos de energia elétrica nos medidores dos postes da rua onde mora em Ananindeua, o que prejudicaria o costume que ele tem de comparar o consumo da conta com o registro do "olhão".

"Quanto o tempo está claro, tem sol, a gente consegue ver a numeração. Mas no tempo nublado não tem como ver. As lentes sujam, criam uma sujeira, que fica meio nublada, o que dificulta mais ainda de ver a numeração", reclama o consumidor.

Para facilitar o controle do consumo de energia nas casas, a partir de maio os medidores serão instalados em caixas individuais, fixadas nos limites das propriedades das residências, em postes, na mureta ou na própria parede da casa. Quem vai arcar com os custos do novo sistema é o consumidor, que terá que comprar a caixa e custear o serviço elétrico para receber o medidor.

Segundo a Celpa, a medida busca padronizar o serviço de energia elétrica nas cerca de 700 mil casas da região metropolitana de Belém, já que de acordo com a companhia, a capital paraense é a única cidade do Brasil a ainda utilizar os "olhões".

O diretor comercial da Celpa, Augusto Dantas, explica o objetivo do novo padrão. "A gente quer que as novas ligações sejam feitas mais rápidas, logo na primeira visita, por isso nós estamos capacitando as lojas de materiais de construção, novos eletricistas, e facilitar o cliente para que ele acompanhe o seu consumo diário", diz.

Para as residências que já possuem ligação de energia elétrica, ainda não há prazo para que o novo padrão seja implementado. Neste caso, a troca dos medidores será feita sem custo para o cliente até o final da vida útil do aparelho.

A assessoria de imprensa da Celpa não soube informar o valor do padrão de medição (uma espécie de caixa onde fica o medidor), nem dos equipamentos elétricos necessários e do serviço de instalação. Os consumidores que não quiserem adotar o padrão, a orientação é buscar o Procon ou o Ministério Público. A companhia afirma que está amparada pelo regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A partir do próximo mês (maio), o medidor estará à venda em lojas de material elétrico em diversos pontos do território paraense. Por enquanto, a adoção do novo aparelho vale apenas para os novos consumidores.

Fonte: G1 PA

Carro dirigido por policial invade casa no bairro Caranazal


Carro invadiu a cerca e atingiu a frente da residência
Motorista só foi apresentado na delegacia uma hora depois. Testemunhas disseram que ele aparentava estar embriagado.
Um carro invadiu uma casa na noite desta sexta-feira (29), em Santarém, oeste do Pará.

O acidente aconteceu no cruzamento da Travessa Antonio Justa com Avenida Presidente Vargas, no bairro Caranazal, por volta das 21 horas.

O motorista era o soldado da Policia Militar Fábio Schimitt
O veículo era dirigido por um policial militar. O carro invadiu a cerca e atingiu a frente da residência. Por sorte, não havia ninguém no local.

Uma testemunha, que não quis ser identificada, afirmou que o motorista aparentava sinais de embriagues.

O motorista do carro, soldado da Policia Militar, Fábio Schimitt, foi detido ainda no local do acidente, mas só foi apresentado a delegacia de Polícia Civil uma hora depois.

Por telefone, o comando da Polícia Militar em Santarém informou que o soldado vai responder a um inquérito administrativo.

Mais de 500 funcionários da Celpa devem ser demitidos no PA


Funcionários estão em estado de greve
Proposta do Plano de Demissão Voluntária, segundo o sindicato, é de que os trabalhadores abram mão do seguro desemprego.

Santarém - Funcionários da Rede Celpa, a concessionária de energia elétrica no Pará, estão em estado de greve desde a última quarta-feira (27) por causa da ameaça de demissão em massa na empresa.

O Plano de Demissão Voluntária seria para 564 trabalhadores em todo o Estado. A empresa alega que, por estar passando por um processo de recuperação judicial, precisa reduzir gastos.

Leia também:


A categoria não concordou com a proposta inicial da empresa. "Ela oferece uma proposta pra gente, só que temos que abrir mão de outras situações. Por exemplo, o trabalhador, para receber o Plano de Demissão Voluntária, terá que abrir mão do seguro desemprego. Isso é um absurdo. A gente não concorda", declarou o representante do Sindicato dos Urbanitários em Santarém, Narciso Sena. 

O novo plano será levado aos funcionários dia 3 de abril, com alterações feitas pela empresa. Caso não haja acordo, os funcionários da Celpa entrarão em greve.

quinta-feira, 28 de março de 2013

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA QUE ASSALTAVA LOJAS EM SANTARÉM


William Amaro Silva Lisboa
Depois de uma intensa investigação, policiais civis lotados na 16ª Seccional Urbana de Santarém/PA, sob o comando do Chefe de Operações Hélio Rego Pereira, prenderam no final da tarde de ontem, 27, três pessoas acusadas de praticarem roubos (assaltos) de motocicletas e contra lojas e farmácias de Santarém. Com os acusados foram apreendidas duas motocicletas roubadas.

Os acusados presos foram: William Amaro Silva Lisboa, 30 anos, residente na Rua 4, nº. 518, bairro nova república; André Felipe do Amaral Damasceno, 22 anos, residente na Travessa 23, nº. 46, bairro vitória régia; e Raimundo Nonato Barbosa da Silva, 30 anos, residente na Rua Osvaldo Cruz, nº. 9, bairro Santo André, todos em Santarém.

Raimundo Nonato Barbosa da Silva
A investigação já vinha acontecendo há dias, mas a operação policial que resultou na prisão em flagrante dos acusados, começou na manhã de ontem, com a prisão de André Felipe, e terminou no final da tarde com a prisão de Raimundo Nonato Barbosa da Silva, ambos foram encontrados com motocicletas roubadas.

Segundo informações policiais, os investigadores estavam empenhados para desvendar os últimos roubos ocorridos contra motociclistas, farmácias, consultórios médicos e lojas de equipamentos eletrônicos na cidade, quando a linha de investigação os levou até a uma casa na Travessa 14, bairro nova república, onde apreenderam uma motocicleta Honda/NXR 150 Bros preta, roubada no final da tarde do último dia 23.

André Felipe do Amaral Damasceno
 A moto, que foi usada em vários roubos, dentre os quais na loja ‘Print Copy’ e ‘Farmácia Primavera’, estava em poder de André Felipe e com a placa já adulterada. Ele alegou que a moto não era sua, mas sim de um primo que tinha viajado para outra cidade, o que não convenceu os ‘tiras’ e foi preso por receptação.

Durante um breve interrogatório à ‘pé de ouvido’, André Felipe ‘vomitou’ que a citada moto tinha sido roubada por Willian Amaro e levou os policiais até sua ‘toca’, na Travessa 04, nº. 518, bairro nova república, onde foi preso. Com ele foram apreendidas  as roupas usadas nos roubos.

 Willian confessou ‘com todas as letras e com riqueza de detalhes’ que praticou e comandou o roubo da motocicleta Honda/NXR 150 Bros preta (usada em outros roubos), na ‘Farmácia Primavera’ (de onde foram roubados 2,5 mil em dinheiro), e na loja ‘Print Copy’ (de onde foram roubados vários telefones celulares e outros equipamentos de informática).

 Willian disse ainda que o dinheiro e objetos roubados foram divididos entre os participantes dos roubos e usados para pagar dívidas em ‘bocas de fumo’ e pelo aluguel das armas.

Willian confessou ainda o roubo de uma motocicleta Honda/CG 150 Titan preta, que foi usada também em roubos, e levou os policiais até a casa de Raimundo Nonato, para quem tinha vendido o ‘bagulho’. Raimundo Nonato foi encontrado na posse da moto roubada e foi preso.

As demais pessoas que fazem parte da quadrilha, inclusive as que estão de posse das armas usadas nos roubos, mas que não foram presas pelos policiais, suas identidades e alcunhas foram mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Todos os acusados presos confessaram participação nos últimos roubos ocorridos em Santarém. Eles foram autuados em flagrante pelo Delegado Luiz Augusto Carneiro da Paixão e indiciados pela prática dos crimes de receptação e formação de quadrilha ou bando.

Após a lavratura do flagrante, os acusados, que todos já têm passagens pela polícia, foram encaminhados para o sistema penal do Estado.

Game de tiro on-line gratuito 'Warface' será lançado no Brasil



LevelUp! traz o game da criadora de 'Crysis' traduzido para o português. G1 jogou título que tem modos de jogo cooperativo e competitivo.

Os fãs de games de tiro como "Counter-Strilke", "Call of Duty" e "Battlefield" em breve terão mais uma opção de jogo no Brasil. O game "Warface", da alemã Crytek, responsável pela série "Crysis", será lançado no país pela LevelUp!, responsável pelos games "Ragnarök", "Grand Chase" e "Turma do Chico Bento". O anúncio foi feito na feira Game Developers Conference (GDC), que acontece até esta sexta-feira (29) em San Francisco, nos Estados Unidos.

O G1 jogou o game (assista ao vídeo ao lado) que traz o mesmo estilo de combate frenético de "Crysis" e tem o visual de alta qualidade da série - o título usa o motor gráfico CryEngine 3, usado em "Crysis 3", lançado em fevereiro de 2013 -  e será lançado em português no Brasil. De acordo com a LevelUp!, o título entrará em fase de testes fechada no final de abril. A inscrição será realizada no site oficial da empresa (clique aqui para acessar). A data de lançamento oficial deve ser em maio.

"Warface" é gratuito para se jogar. Ao participar das partidas, o jogador recebe pontos que o fazem evoluir na carreira, receber novas armas e melhorias para elas. Com o dinheiro virtual obtido no jogo, é possível comprar mais armamentos e equipamentos como, por exemplo, coletes e tênis para poder correr mais rapidamente. Estes itens possuem durabilidade limitada, ou seja, gastam com o tempo e devem ser comprados novamente.

Os jogadores que desejarem podem usar dinheiro real para comprar "skins", novas cores para as armas e personagens e outros itens estéticos.

O esquema de jogo segue um game de tiro em primeira pessoa - em que o jogador acompanha a ação do ponto de vista do personagem - tradicional, mas similar a "Crysis". A qualquer momento, por exemplo, o jogador pode entrar em um menu em tempo real - a ação não para - e mudar a configuração da arma.

Nas partidas, o botão esquerdo do mouse serve para atirar, enquanto o botão direito mira no alvo. O jogador recebe pontos ao atingir a cabeça ou matar o adversário "com estilo". Isso pode ser feito ao matar o inimigo no meio de um pulo ou usando o "Slide Kill". Este ataque é feito correndo e, ao pressionar a tecla "F", o personagem desliza. Matar o inimigo durante este movimento dá mais pontos que podem ser usados para comprar acessórios.


Combates frenéticos

Embora "Warface" seja gratuito, a LevelUp! tem como foco os jogadores que possuem computadores mais poderosos, voltados para games, já que os gráficos do título apresentam muitos detalhes assim como "Crysis 3". Entretanto, em teste realizado pelo G1, máquinas mais modestas rodam o game normalmente, mas com redução na qualidade visual. Isso, no entanto, não impede o jogo de ter uma boa performance e ser divertido. Os cenários são relativamente grandes - nos testes, todos em cidades no Oriente Médio - e com muitos detalhes. Também há muitos elementos destrutíveis.

Uma das novidades de "Warface" é que ele possui um modo cooperativo entre os jogadores, o que, de acordo com a empresa, é o modo mais popular na Rússia, país onde game faz muito sucesso. Nele, os jogadores devem montar equipes, podendo selecionar uma profissão (soldado, sniper, médico e engenheiro) e devem se ajudar para enfrentar inimigos controlados pela inteligência artificial do game.

Dividido em três níveis de dificuldade (fácil, médio e hardcore), este modo é extremamente difícil e exige o trabalho em equipe. É necessário, por exemplo, um médico na equipe uma vez que apenas ele pode salvar colegas feridos.


Na dificuldade hardcore, a preferida dos russos, segundo a LevelUp!, o jogo fica praticamente impossível de se jogar sem treino. Desse modo, a comunicação é importante e os jogadores podem conversar por meio de texto ou de voz. Os inimigos chegam em onda, cada vez mais fortes, e em algumas missões há chefes.

Há também o bom modo jogadores contra jogadores (PvP), com combates entre times (Team Deathmatch), além de modos para conquistar territórios e outros. Para estas partidas, os cenários são específicos, oferecendo locais para se esconder, áreas mais abertas permitindo deslizar e realizar "Slide Kills" e muitos caminhos para tentar pegar os adversários pelas costas.

A LevelUp! afirma que, no lançamento brasileiro, todos estes modos estarão presentes


G1 testou: smartphone Nexus 4, do Google, chega ao Brasil


Aparelho desbloqueado será vendido por R$ 1,7 mil apenas em varejistas. Com tela de 4,7 polegadas, celular é maior e mais pesado que iPhone 5.


O Google lançou nesta quarta-feira (27) no Brasil o smartphone Nexus 4, o primeiro da linha Nexus a chegar ao país. Por R$ 1,7 mil, o aparelho fabricado no Brasil pela LG será vendido nas lojas físicas e on-line da Fast Shop e do Ponto Frio desbloqueado. Inicialmente, o smartphone não será oferecido com contrato por operadoras.

O smartphone foi apresentado pelo Google em evento na cidade de São Paulo com a presença do brasileiro Hugo Barra, vice-presidente global de Android.

"O Brasil chegou a ocupar a quarta posição mundial em venda de Android em dezembro de 2012. O Nexus é o Android na sua mais pura forma e tem a maior e mais completa integração com os produtos do Google", disse Barra. "É o melhor Nexus que já criamos e um dos smartphones mais rápidos do mercado".

A partir desta quarta (27), o Nexus 4 já estará disponível nas lojas físicas da Fast Shop em São Paulo e no Rio de Janeiro. A varejista ainda não tem previsão de chegada do aparelho em outros estados. Na rede Ponto Frio, o aparelho começa a ser vendido nas suas lojas físicas somente na cidade de São Paulo. Em uma segunda onda, serão abastecidas mais lojas da empresa, informou a rede ao G1.

Além das lojas virtuais da Fast Shop e do Ponto Frio, a Americanas.com também começou a comercializar o smartphone na internet, segundo Pablo Vidal, diretor de marketing da LG no Brasil. "É um produto que, sem dúvida, tem o melhor custo benefício do mercado brasileiro", acrescentou o executivo. O rival iPhone 5, desbloqueado, custa a partir de R$ 2,4 mil.

G1 testou

Com 9,1 mm de espessura e pesando 139 gramas, o Nexus 4 é maior e mais pesado que seu principal concorrente, o iPhone 5 (7,6 mm de espessura e 112 gramas). No manuseio do aparelho, o usuário pode ter dificuldade em usar um único dedo para clicar nos ícones da tela sensível ao toque de 4,7 polegadas (11,9 cm na diagonal). Com resolução de 1280 x 768 pixels, a tela é revestida pela tecnologia Corning Gorilla Glass 2, que deixa o aparelho mais resistente contra riscos e batidas.

Assim como outros dispositivos da linha, o Nexus 4 traz a "chamada experiência pura" do Google no sistema operacional Android 4.2.2 (Jelly Bean). “Não há customizações de fabricantes ou operadoras”, explica Patricia Correa, responsável pelo marketing do Android para a América Latina. “É a mais pura experiência Android, como o Google acredita que deve ser”. Conforme a executiva, todas as atualizações do sistema operacional chegam automaticamente pelo Google, sem passar pela fabricante. Com isso, os usuários da linha Nexus são os primeiros a ter as versões mais recentes e seguras do Android.



Entre os aplicativos do Google já disponíveis no aparelho estão: Currents, Earth, Gmail, Google Now, Google+, Local, Maps, Messenger, Talk, Voice Search e YouTube. Pelo aplicativo do Google+, todas as fotos e vídeos feitos no smartphone, que conta com 16 gigabytes (GB) de armazenamento, são guardados automaticamente na nuvem em tamanho original. Segundo a companhia, o upload instantâneo cria álbuns privados no Google+.


A companhia atrasou a chegada do Nexus 4 ao Brasil – quatro meses após o lançamento nos Estados Unidos, onde custa US$ 300 – pois tinha outros países como prioridade, conforme Patricia. Sem suporte à rede de quarta geração (4G) do Brasil, o smartphone conta com conexão 3G, Wi-Fi e NFC (sigla para Near Field Communication, uma tecnologia que permite transmissão de dados entre dois aparelhos ao aproximá-los). Pelo NFC é possível fazer pagamentos ou transferir arquivos apenas ao aproximar o celular de outra máquina com a tecnologia.

Com um processador Qualcomm Snapdragon de quatro núcleos e 2 GB de memória RAM, o Nexus 4 é um smartphone muito rápido. Para acessar vídeos e páginas na web pelo navegador Chrome, os itens e imagens são baixados rapidamente. Além de autocompletar endereços de web, o Chrome carrega mais rápido páginas que o usuário já visitou. Outro destaque do navegador no Android é a possibilidade de ir para outros sites abertos apenas ao deslizar o dedo sobre as páginas de um lado para outro.

Porém, sem botão físico, o aparelho corre o risco de travar e não oferecer opção ao usuário de voltar ao menu inicial. O G1 precisou reiniciá-lo, por exemplo, depois que o aparelho travou na abertura do Google Earth. O smartphone tem três botões na tela sensível ao toque: uma flecha para voltar, um botão “home” e outro que mostra uma prévia dos aplicativos abertos.


Escrita por gestos

O Nexus 4 vem com a opção de “escrita por gestos“, que permite inserir uma mensagem apenas ao deslizar os dedos nas letras para formar palavras. Ao fazer o movimento com o dedo, a função mostra o percurso do gesto e dá três sugestões de palavras.

No teste feito pelo G1, a “escrita por gestos“ reconheceu artistas famosos e cidades brasileiras. Ao deslizar o dedo para escrever Chico Buarque e Leonardo DiCaprio, por exemplo, o recurso sugeriu os nomes dos artistas.

Google Now

Um dos principais destaques do aparelho é o Google Now. Com ele, o usuário não precisa pedir informações ao telefone. Elas surgem automaticamente pelo histórico de localização do celular e por meio de dados fornecidos pelo usuário ao Google.


Ao pressionar e segurar o botão “home”, surge um ícone do Google que leva ao menu do Google Now, onde é possível visualizar cartões com informações úteis ao usuário: previsão do tempo, endereço do próximo compromisso, direções de caminho, alertas de trânsito etc.

“Quanto mais o usuário usar os serviços do Google, mais os dados mostrados se tornarão ricos. O Google Now vai aprendendo o seu perfil e guardando todas as informações para usá-las depois. Para funcionar, o usuário deve configurar para que os dados sejam compartilhados. Ele pode decidir quais cartões quer ativar”, explica Patricia.

O Google Now usa e armazena o histórico de localização do usuário para emitir alertas de trânsito e direções. O aplicativo também acessa informações guardadas em produtos do Google, como calendário e Gmail, para enviar lembretes e sugestões, além de usar dados de produtos terceiros com a permissão de acesso pelo usuário.

Câmera


A câmera traseira do aparelho tem 8 megapixels (MP), mas o usuário tem a opção de fazer fotos menores, com 5 MP ou 3 MP. A câmera frontal tem resolução de 1,3 MP. Além da opção de tirar fotos com flash, a câmera vem com as funções HDR (High Dynamic Range) e de controle de exposição de luz.

O Nexus 4 traz ainda diversas ferramentas de edição de foto: é possível colocar filtros, molduras, cortar a foto, rodá-la para a esquerda e direita, virar a imagem com a função de espelho, além de funções que permitem melhorar as cores, o brilho, o contraste e a textura da foto. Ao deslizar o dedo de cima para baixo na imagem é possível ver como a foto era antes das modificações.

Além do recurso de foto panorâmica, a câmera vem com uma função chamada Photo Sphere, que faz fotos em 360 graus como as do Street View. O aparelho vai mostrando “pontos” que o usuário deve mirar para tirar uma foto. No fim do processo, a câmera une todas as imagens e cria uma única em 360 graus. Porém, o resultado nem sempre é satisfatório. O ideal é não estar em um ambiente com muita movimentação. Além disso, como a câmera tira várias fotos para depois uni-las, a “colagem” pode apresentar falhas. As imagens feitas no Photo Sphere podem ser compartilhadas no Google Maps ou publicadas na rede social Google+, onde é possível navegar pela foto como no Street View.

Reconhecimento facial

O Nexus 4 permite desbloquear a tela do aparelho por meio do reconhecimento facial. Apenas ao olhar para o smartphone, a tela é destravada em poucos segundos. Para usá-lo dessa forma, o usuário deve fazer uma foto do seu rosto e guardar no dispositivo. É possível melhorar o reconhecimento da face ao fazer uma segunda foto em condições diferentes: com barba, óculos ou em um ambiente com pouca luz.


Porém, assim que o usuário opta por usar o reconhecimento facial, o Google avisa que o desbloqueio de tela pelo rosto é menos seguro que o uso da senha tradicional. Conforme a companhia, uma pessoa semelhante poderia conseguir desbloquear a tela, por exemplo.

No teste feito pelo G1 foi possível destravar o aparelho ao mostrar uma foto do usuário. Mas é possível ativar um recurso que checa se é o usuário, e não uma foto, que está tentando fazer o desbloqueio. Chamada "Liveness check", a função pede que o usuário pisque os olhos para destravar o aparelho.

Com a tela bloqueada, o Nexus traz a possibilidade de selecionar alguns aplicativos que podem ser usados mesmo com o celular travado. O usuário não precisa, por exemplo, desbloquear a tela para usar a câmera. Na tela de bloqueio, apenas ao deslizar o dedo da direita para a esquerda, a câmera já aparece.

Outro destaque do Nexus é um carregador sem fio em formato redondo. Apenas ao descansar o smartphone no dispositivo, a bateria é recarregada. Vendido nos Estados Unidos por US$ 60, o carregador sem fio não começou a ser comercializado no Brasil junto do Nexus 4. Segundo a LG, o dispositivo será disponibilizado no país em breve.


Fonte: Google

MEC prorroga até 30 de junho prazo de renovação dos contratos do Fies


Decisão vale para contratos feitos entre 2010 e o 1º semestre de 2013. Renovação é feita semestralmente pelas instituições pela internet. 


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, publicou uma portaria no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28) na qual prorroga, até o dia 30 de junho, o prazo para a renovação dos contratos firmados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

De acordo com o texto, a decisão é válida para todos os contratos, simplificados ou não, firmados a partir de 14 de janeiro de 2010 e referentes ao segundo semestre de 2010 e aos dois semestres de 2011 e de 2012, e do 1º semestre de 2013. O prazo inicial terminaria neste domingo (31).

O adiatamento poderá ser feito via internet, no site oficial do Fies.

Veja:


Procedimento

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. Nos aditamentos simplificados, em que os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta entrar no sistema e fazer a alteração.

As atualizações são analisadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Após a validação da CPSA, o aditamento é processado.

Quando há alterações mais profundas no contrato — como troca ou alteração na renda do fiador, mudança no estado civil do estudante ou impacto no valor global —, o aditamento é considerado pelo sistema como não simplificado. Nesse caso, o próprio sistema gera um documento, a ser levado ao banco para que o aditamento seja realizado.

Fonte: Fies

É 'irrealista' recuo do IPCA para meta central de 4,5% em 2013, admite BC



Declaração foi dada pelo diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton. 'Muita coisa' pode ser feita para convergência, mas só em 2014, disse ele.

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, admitiu nesta quinta-feira (28) que é "irrealista" considerar um cenário no qual o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para o sistema de metas de inflação, recue para 4,5% neste ano - valor da meta central definida pelo Conselho Monetário Nacional.

"Na minha visão, é irrealista [esse cenário de] convergência da inflação para 4,5% em 2013. Em 2014, acredito que muita coisa ainda possa ser feito para garantir que a convergência ocorra", afirmou o diretor do Banco Central.

Segundo Carlos Hamilton o uso da taxa básica de juros é o "pior remédio" contra o crescimento da inflação, à exclusão de todos os outros – ou seja, é um remédio ruim, mas os outros são piores.

A declaração, segundo o próprio Carlos Hamilton, é uma alusão ao ex-primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, durante a segunda guerra mundial, que teria dito que a "democracia é o pior dos regimes - à exclusão de todos os outros".

Mesmo apontando o juro como principal instrumento de combate à inflação, Hamilton, ao ser questionado sobre qual a ordem dos instrumentos que o BC está utilizando, não quis responder. "Decisão de política eu não vou falar. Vamos aguardar. Decisão de política você toma e comunica", afirmou o diretor.

Sistema de metas de inflação

Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC deve, teoricamente, calibrar os juros para atingir as metas centrais de inflação pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Os dados mostram que o BC manteve a taxa básica de juros inalterada na mínima histórica, em 7,25% ao ano, atual patamar, desde outubro do ano passado, mesmo com a deterioração do cenário de inflação registrado no primeiro trimestre deste ano – explicitado no relatório de inflação divulgado após a reunião.

A expectativa do mercado é que os juros básicos comecem a subir em maio próximo, terminando 2013 em 8,5% ao ano. Deste modo, os analistas dos bancos preveem uma alta de 1,25 ponto percentual na taxa de juro no decorrer deste ano.

Previsões do BC e do mercado

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, mais cedo, suas reestimativas para o comportamento da inflação em 2013 e 2014. Com as novas previsões, o BC informou que vê o IPCA acima de 5% em todos os anos do governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

Para 2013, a previsão oficial do Banco Central para o IPCA, que até dezembro do ano passado estava pouco abaixo dos 5%, passou para 5,7% (no cenário de referência, que considera juro e câmbio estáveis) e para 5,8% no cenário de mercado (que contempla as previsões dos analistas dos bancos para a taxa básica de juro da economia e para o valor do dólar).

Já para 2014, a estimativa do BC, que também estava pouco abaixo dos 5% em ambos os cenários, passou para 5,3% no cenário de referência e para 5,1% no cenário de mercado.
A expectativa de inflação da autoridade monetária está alinhada com o que pensa o mercado financeiro para este ano, visto que os analistas dos bancos estimam um IPCA de 5,71% para 2013. Entretanto, para o ano que vem, a previsão do mercado ainda é mais alta que a da autoridade monetária (5,6%).

Banpará abre hoje concurso com salários de até R$ 7.344


As inscrições podem ser efetuadas via internet até o dia 12 de abril.


Pará - O Banco do Estado do Pará (Banpará) abriu nesta quinta-feira (28), inscrições do concurso público para o provimento de vaga e formação de cadastro reserva para o cargo de Advogado. Os salários chegam até R$ 7.344, 91.

As inscrições podem ser efetuadas, exclusivamente, via internet, no período 
de 28 de março até as 16 horas do dia 12 de abril de 2013, no site www.banparanet.com.br. 

A seleção para o cargo compreenderá o exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas e dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório e de provas de títulos, de caráter classificatório.
As provas serão realizadas na cidade de Belém. 

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Banpará.

Preso homem com arma de uso restrito da polícia em Santarém


A arma era uma pistola ponto 40. Prisão ocorreu na noite de quarta-feira (27)


Santarém - A polícia prendeu, na noite de quarta-feira (27), um homem acusado de porte ilegal de arma de fogo, no bairro São José Operário, em Santarém, oeste do Pará.
Alessandro Sousa Carvalho foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Ele foi preso após uma denúncia anônima.

A arma era uma pistola ponto 40, de uso restrito da polícia.

Quadrilha é presa por assaltos em Santarém

Polícia Também apreendeu duas motocicletas. Prisão ocorreu na noite de quarta-feira (27).

Os acusados, José Carlos, José Felipe e Fábio Araújo
Santarém - Três homens foram presos na noite desta quarta-feira (27), nos bairros Santo André e Nova República, em Santarém, oeste do Pará, acusados de assaltos a diversos estabelecimentos na cidade. Segundo a polícia, a quadrilha estava aterrorizando Santarém com assaltos à mão armada.

A polícia buscava a quadrilha desde o domingo (24). Os acusados foram identificados como: José Carlos Bastos, reconhecido por causa de uma deficiência na perna; José Felipe Amaral, reconhecido pelo porte físico. Ele quem guardava as motocicletas usadas nos assaltos; Fábio Araújo Lima, reconhecido pela violência com que agia, geralmente ele agredia fisicamente as vítimas e até mesmo algemado reagiu contra os policiais. 

Um quarto elemento da quadrilha que está foragido, teve a foto divulgada.


A Polícia Civil juntamente com o Serviço Reservado da Polícia Militar também apreendeu duas motocicletas pretas e as roupas que os assaltantes usavam no dia em que assaltaram a farmácia. 

Assaltos

O último crime aconteceu no sábado (23) em uma farmácia, no bairro Aldeia. Mesmo com 15 câmeras de segurança, os assaltantes não ficaram intimidados, e armados roubaram cerca de R$ 2 mil.

Outro assalto foi a uma loja de informática, no centro da cidade, de onde os acusados roubaram vários aparelhos. Além dos crimes em estabelecimentos comerciais, assaltaram mototaxistas clandestinos e levaram motocicletas. 



DENGUE: QUEDA DE 59% DOS CASOS EM SANTARÉM



A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), registrou queda de 59,5% dos casos confirmados entre as pessoas que contraíram a dengue clássica em Santarém. As informações são referentes ao período de fevereiro – mês com maior índice da doença com 205 registros – a 21 de março de 2013 – contabilizados 122 casos positivos. 

Para o coordenador da DIVISA, Dr. João Alberto Coelho, o levantamento é um indicativo das ações que o Comitê de Combate a Dengue e a população vem realizando de forma mais intensa nos dois últimos meses. Na região do planalto, a comunidade Tabocal chegou a apresentar 38 casos confirmados em fevereiro. Enquanto que no mês de março, até o momento, foram contabilizados apenas quatro situações da dengue clássica. 

Entre os bairros com elevado índice no mês de fevereiro apresentavam-se Diamantino - 20 casos – Santíssimo – 11 casos -  e Santa Clara – 10 casos. Atualmente, Diamantino registrou seis casos, Santíssimo 5 e Santa Clara,  somente 2. 

Santarém contra a Dengue 

A campanha que conta com voluntários – universitários, lideranças comunitárias e agentes de endemias - já realizou ações em mais de 30 bairros do Município. As ações estendem-se com visitas as casas, terrenos baldios, distribuição de material informativo e a eliminação de focos do mosquito. “Mas a população não pode parar. É necessário continuar o trabalho de limpeza e eliminar qualquer material que possa acumular água”, alertou o chefe da DIVISA. 

Nesta quarta-feira, 27, será realizada uma reunião entre representantes de todas as instituições envolvidas no Comitê de Combate a Dengue para avaliar as atividades promovidas. O encontro será a partir das 8h, na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na Travessa 15 de Agosto, entre Borges Leal e Marechal Rondon

Vereador Nicolau do Povo visita Hospital Regional para esclarecimentos


Comissão de Saúda da Câmara.
Nesta terça-feira passada (26), o vereador Nicolau do Povo juntamente com a comissão de saúde da câmara de vereadores visitou o diretor do Hospital Regional, Hebert Moreschi, para esclarecimentos sobre os últimos fatos noticiados na mídia sobre, principalmente, cotas de exames, que estariam sobrando.

Ante os questionamentos levantados pelos vereadores, o diretor do hospital regional esclareceu que “houve um mal entendido, que na verdade não estão sobrando exames, mas havendo uma falta de preenchimento pela ausência de pessoas oriundas de outras cidades. Ou seja, as pessoas marcam os exames e não comparecem, as sobras seriam nesse sentido”. Diante disso, os vereadores da comissão de saúde e diretoria do Hospital Regional do Baixo Amazonas acordaram que caso ocorra novamente, a solução será “devolver” a cota para que seja remarcada para outra pessoa que esteja necessitando dentro da cota do próprio mês.

Durante a reunião o vereador Nicolau do Povo levantou outro questionamento relacionado a denuncias que pessoas estariam  realizando exames sem o devido encaminhamento médico. A diretoria do Hospital Regional informou que “isso não deve ocorrer, que todos os exames necessitam de encaminhamentos para que sejam realizados e, caso aconteça, os responsáveis serão identificados e punidos com a sanção pertinente”.

Por fim, os vereadores saíram satisfeitos com os esclarecimentos da reunião e esperam que as ideias lançadas para aperfeiçoamento do sistema de saúde através do Hospital Regional em Santarém, como fiscalização rigorosa com relação as metas estabelecidas pelas cotas, sejam colocadas em prática, no intuito de que a população seja a principal beneficiada com as melhorias.



Fonte: ASCOM - Vereador Nicolau do Povo

Feira disponibiliza 70 toneladas de peixe para Santarém



Nove espécies de peixe são comercializado em cinco pontos de Santarém. Belterra e Mojuí dos Campos também conta com a feira.
Santarém - A Feira do Peixe Pra Valer iniciou em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará.

A proposta da feira é oferecer produto de qualidade por um preço acessível a população.

Para a Semana Santa deste ano, o consumidor contará com 70 toneladas de pescado que deverá atender aos três municípios.

Em Santarém, o abastecimento do produto é feito em cinco pontos de venda.
Formas de comercialização
Peixe vivo: tambaqui e tambatinga
Peixe frio: pirarucu
Peixe resfriado: aracu, pacu, jaraqui, curimatã, apapá e chaperema 

Pontos de venda
Avenida Fernando Guilhon
Mercadinho da Prainha
Feira da Cohab
Mercadão 2000
Bairro Nova República

Enterro de liderança comunitária dificulta investigações


Corpo deverá ser exumado. Homem apontado como liderança indígena foi encontrado morto na terça-feira (26).

Manoel Crisomar foi encontrado morto terça-feira (26)
Santarém - As equipes da Polícia Federal e do Instituto Médico Legal chegaram na tarde desta quarta-feira (27) a comunidade São José, na Gleba Nova Olinda, no Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará. No local, estão sendo feitas investigações sobre a morte do líder comunitário Manoel Crisomar, de 60 anos.

O corpo dele foi encontrado na terça-feira (26). Ele estava desaparecido desde o último sábado (23). A suspeita é de que ele tenha sido assassinado.

Ao chegar no local, a polícia constatou que a vítima já havia sido enterrada, o que pode dificultar as investigações. O IML informou que deverá ser feita a exumação do corpo para saber a causa da morte.
A vítima foi vista pela última vez bebendo em um bar da comunidade no último sábado.

A área onde Manoel Crisomar vivia, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) é a terra indígena Maró, que está delimitada, faltando porém a portaria declaratória do Ministério da Justiça reconhecendo a terra como de uso tradicional dos indígenas. Ainda falta a demarcação física e a homologação pela presidente da República.

Não há, até o momento, indícios de que a morte do líder comunitário esteja relacionada com a questão indígena ou algum conflito na área, segundo a Polícia Federal.

As investigações vão continuar.

quarta-feira, 27 de março de 2013

'App' do Facebook permite ligações gratuitas entre usuários no Brasil



Aplicativo 'Messenger' da rede social também permite ligações. Usuário precisa estar em uma rede Wi-Fi ou usar dados 3G para telefonar.

O aplicativo móvel do Facebook para smartphones com sistema iOS e Android começou a aceitar ligações telefônicas gratuitas entre os usuários da rede social no Brasil. Para utilizar o serviço, os dois amigos precisam ter a última versão do "app" do Facebook ou o Facebook Messenger instalados no aparelho e estar usando uma rede Wi-Fi ou 3G.

O recurso, já lançado nos Estados Unidos há alguns meses, é similar ao Skype, embora não permite falar por meio de vídeos. Os aplicativos são gratuitos e podem ser baixados nas lojas virtuais iTunes Store (para iOS) e Google Play (para Android).



Para fazer uma ligação para um contato, é necessário tocar no botão que mostra a lista de amigos no canto superior direito da tela. Em seguida, é necessário tocar no botão "i", que apresenta mais informações sobre a pessoa. Caso ela tenha o aplicativo instalado e esteja em uma rede Wi-Fi ou 3G,  abaixo de sua foto aparecerá o botão "Ligação Gratuita". Ao tocar nele, o sistema inicia a ligação.


Vale lembrar que os dois usuários precisam ter as últimas versões dos aplicativos instaladas no smartphone. Em teste realizado pelo G1, a qualidade da conversa é boa, mas há um pouco de atraso. Em alguns momentos, a ligação ficou com um chiado.

Fonte: Facebook


Organização antispam sofre maior ataque cibernético da história



Bloqueio começou quando Spamhaus bloqueou provedor holandês. Volume de tráfego estaria chegando a 300 Gbps.

A organização antispam Spamhaus sofre uma sobrecarga de tentativas de acesso a seus servidores desde o dia 18 de março, com o objetivo de tirar do ar seu site e o serviço de bloqueio de spam (lixo eletrônico). O volume de tráfego de dados foi considerado o maior ataque de negação de serviço da história.

Conforme informou o jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (27), com base em informações da CloudFare, empresa que mantém um serviço de proteção contra esses ataques, a sobrecarga de tentativas de acesso apresentou um volume médio de tráfego de 75 Gbps e atingiu um pico de 300 gigabits por segundo (Gbps). Com 300 Gbps é possível transferir 37 filmes com qualidade DVD ou 55 CDs de música, em qualidade total, em apenas um segundo pela internet.

Um ataque de negação de serviço não representa uma "invasão" do sistema atacado, mas busca sobrecarregar a conexão com a internet do alvo, de modo que ele não consiga permanecer on-line. É como lotar todas as mesas de um restaurante ou ocupar todas as linhas telefônica de um callcenter para que clientes de verdade não possam ser atendidos.

Os ataques começaram no dia 18 de março depois que a Spamhaus bloqueou o provedor holandês "Cyberbunker". O provedor promete hospedar qualquer conteúdo que não seja pedofilia e terrorismo. Segundo a Spamhaus, os serviços do Cyberbunker estariam sendo usados por spammers para enviar e-mails indesejados a milhões de pessoas na internet.

De acordo com a BBC, autoridades policiais em cinco países estão investigando os ataques.
A lista da Spamhaus é confiada por muitos provedores de internet para diminuir o spam recebido por seus usuários.  A inclusão do Cyberbunker à lista da Spamhaus imediatamente bloqueou os e-mails enviados pela rede do provedor holandês, impedindo que as mensagens chegassem aos destinatários. Ao "New York Times", um ativista que supostamente representa a empresa e os ataques teria dito que o Spamhaus "abusou de sua influência" ao bloquear o provedor.

O Cyberbunker está localizado em um antigo bunker usado pelas forças da OTAN. Para aumentar as vendas, a empresa diz em seu site já ter impedido a entrada de policiais no prédio.

Amplificação dos ataques

Para realizar o ataque de 300 Gbps (300 mil megabits por segundo), seriam necessárias 300 mil conexões de banda larga, normalmente restritas a 1 Mbps de envio de dados (upload), mesmo quando a velocidade de download é maior. Uma alternativa seria o uso de servidores, que possuem conexões de 100 Mbps ou até de 1 Gbps. No entanto, o ataque seria facilmente barrado.

Em vez disso, os criminosos usaram uma técnica conhecida como DRDoS ou "ataque de negação de serviço refletido". Nesse ataque, o hacker envia uma solicitação pequena, mas que gerará uma resposta grande, e falsifica a origem da solicitação para ter o endereço alvo. Isso significa que a resposta, com um volume maior, será enviada para o site vítima do ataque.

Usando essa técnica, os hackers conseguiram amplificar uma solicitação de 36 bytes para gerar uma resposta de 3 mil bytes, amplificando a capacidade de conexão deles em cem vezes.

Para realizar o esse tipo de ataque é preciso encontrar servidores configurados de forma incorreta, conhecidos pelo termo técnico de "DNS recursivo aberto". Um total de 30 mil servidores foi usado no ataque, o que exigiu uma conexão de 2,5 Mbps a 10 Mbps - velocidades baixas que não chegam a alertar administradores de sistema para o problema - de cada servidor, segundo a explicação da CloudFlare.